uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
SAC da Póvoa de Santa Iria pode reabrir
foto DR Fecho do Serviço de Atendimento Complementar da Póvoa de Santa Iria gerou muitos protestos dos moradores

SAC da Póvoa de Santa Iria pode reabrir

Serviço de Atendimento Complementar no Centro de Saúde fechou em Agosto e a população tem-se queixado

Reunião entre Câmara de Vila Franca de Xira e Administração Regional de Saúde abriu portas para que a decisão de encerramento seja revertida. Presidente do município diz-se esperançado.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) manifestou na última semana, em reunião realizada com a Câmara de Vila Franca de Xira, a sua disponibilidade para reverter a decisão tomada em Agosto de encerrar o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria.
A reunião contou com a presença não apenas do executivo socialista mas também com os vereadores da CDU, a presidente da assembleia de freguesia e o presidente da Junta da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. “Transmiti ao presidente da ARS que a população ficou com uma sensação de perda real com o fecho daquele serviço. O presidente da ARS, Luís Pisco, disse que a situação é reversível. Estou esperançado que a reabertura do SAC se venha a concretizar”, adianta o presidente do município, Alberto Mesquita (PS). A novidade foi deixada pelo autarca na manhã de quarta-feira, 19 de Dezembro, em reunião pública de câmara.
A directora do Agrupamento de Centros de Saúde que abrange o concelho já veio entretanto solicitar à câmara municipal apoio logístico visando a reabertura do serviço. Pedido que o presidente do município já prometeu analisar. Regina Janeiro, vereadora da CDU, força política que foi a primeira a manifestar-se contra o encerramento daquele serviço, notou que a presença na reunião de todas as forças políticas representadas na câmara permitiu que a ARS “repensasse a sua posição” e a autarca acredita que irá reverter o encerramento. “Ficou claro que a dificuldade é fazer omeletes sem ovos. O problema chama-se falta de médicos de família”, lamentou.
O encerramento do Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria gerou bastantes queixas por parte da população. Alberto Mesquita já tinha manifestado “muitas reservas” quando ao fecho desse serviço e já tinha exigido a sua reabertura.
Tal como noticiado, o médico que fazia atendimento no SAC da Póvoa de Santa Iria, que encerrou no dia 1 de Agosto, reforçou a equipa do Centro de Saúde de Alverca para fazer face ao expectável aumento de utentes a recorrer a esse serviço. A ARS justificou o encerramento com o facto do concelho de Vila Franca de Xira ter dois serviços em funcionamento, quando na zona do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo existe apenas um SAC por concelho. Os utentes da Póvoa têm de se dirigir ao Centro de Saúde de Alverca para serem atendidos num SAC.

SAC da Póvoa de Santa Iria pode reabrir

Mais Notícias

    A carregar...