uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira avança em tribunal para cobrar dívida de Arruda dos Vinhos
Arruda dos Vinhos nunca pagou a sua parte da obra de construção dos acessos ao novo hospital de Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira avança em tribunal para cobrar dívida de Arruda dos Vinhos

Em causa 211 mil euros referentes à construção dos acessos ao Hospital de Vila Franca de Xira.

O município de Arruda dos Vinhos continua, seis anos depois, sem pagar à Câmara de Vila Franca de Xira os 211 mil euros que deve referentes à sua parte das despesas com a construção dos acessos ao novo hospital de Vila Franca de Xira. Por isso, o presidente da edilidade vilafranquense, Alberto Mesquita, fartou-se de esperar e quer agora resolver o problema nos tribunais, já tendo dado indicações este mês no sentido de dar entrada no tribunal uma acção reclamando o pagamento dessa verba.
Todos os cinco municípios servidos pelo hospital comprometeram-se a pagar entre si as despesas de construção dos acessos àquela unidade hospitalar e até hoje só Arruda dos Vinhos não honrou o compromisso. Tudo por causa de um diferendo que se arrasta há anos entre a Câmara de Arruda dos Vinhos e a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
A Câmara de Arruda dos Vinhos considera que compete à ARS o pagamento da construção de um muro de suporte de terras feito no centro de saúde daquela localidade, muro que não estava no projecto inicial que deu origem ao contrato-programa de financiamento. O muro custou quase tanto como a dívida do município relativa aos acessos ao hospital. A ARS entende, por seu lado, que não existe nenhuma dívida para com a câmara já que o muro foi construído na sequência de intervenções feitas pela autarquia.
Acabou por ser Vila Franca de Xira, enquanto dona da obra de construção dos acessos ao hospital, a pagar a parte que competia a Arruda dos Vinhos. Mas reaver o dinheiro não está a ser fácil. Depois de anos a ameaçar recorrer aos tribunais, Alberto Mesquita concretizou este mês a promessa.
O presidente de Arruda dos Vinhos, André Rijo, já veio dizer que compreende a posição de Vila Franca de Xira mas lembrou que a quantia é elevada e que Arruda dos Vinhos não dispõe de capacidade financeira para pagar todo o dinheiro de uma só vez. Já foi apresentado a Alberto Mesquita um plano de pagamentos para esse valor, plano que não foi aceite por ser demasiado prolongado no tempo. O autarca vilafranquense vai agora esperar que o tribunal dê razão a Vila Franca de Xira e obrigue Arruda dos Vinhos a pagar o que deve.
A empreitada de construção do acesso rodoviário ao novo hospital de Vila Franca de Xira custou mais de três milhões de euros e foi concluída depois de bastantes problemas, incluindo dificuldades financeiras da empresa construtora que teve, como ironizou Alberto Mesquita, “de ser levada ao colo” para completar a obra.

Vila Franca de Xira avança em tribunal para cobrar dívida de Arruda dos Vinhos

Mais Notícias

    A carregar...