uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deborah Susan Runte Oliveira    
foto DR Deborah Susan Runte Oliveira Enfermeira veterinária na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, 31 anos, Santarém

Deborah Susan Runte Oliveira    

Enfermeira veterinária na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, 31 anos, Santarém

Quando está a almoçar ou a jantar com a família ou amigos e há alguém que passa o tempo a consultar o telemóvel, isso incomoda-a? Sim, incomoda-me, mas tento perceber se é realmente imprescindível a pessoa estar a utilizar o telefone antes de lhe chamar a atenção.

Como é para si um dia bem passado? Normalmente envolve passar tempo com os meus animais e com pessoas de quem gosto. Não peço muito. Se houver sol envolvido fica perfeito!

Com que idade é que acha que se vai reformar? Não faço ideia mas confesso que espero reformar-me ainda com saúde e energia para aproveitar bem os dias.

Já fez alguma viagem de férias ao estrangeiro? Já fiz sim. Felizmente já visitei alguns países, sendo o último a Croácia. Em relação ao futuro ainda não tenho nenhuma viagem em vista mas gostava de ir de férias para um país quente durante o nosso Inverno, coisa que nunca fiz.

Em quantas localidades viveu até agora, desde que nasceu? Já vivi em quatro localidades desde que nasci. Mudei-me duas vezes para estudar e a última mudança foi para Santarém, para morar e trabalhar. Foram sempre boas experiências, embora às vezes me custe bastante estar longe da família e da minha cidade natal, Cascais.

Consegue perceber tudo o que está escrito num contrato de um seguro ou de um empréstimo bancário, por exemplo? E tenta lê-los, ou limita-se a assinar e a esperar que tudo corra bem? Não consigo perceber tudo, mas peço sempre ajuda a quem percebe mais do que eu para não correr nenhum risco. Nunca assino sem perceber se o que lá está é o que foi acordado.

Os programas de culinária da televisão abrem-lhe o apetite? E dão-lhe vontade de cozinhar? Abrem-me o apetite e dão-me vontade de cozinhar mas não tenho muito jeito.

Se lhe oferecessem bilhetes para a ópera ia ver, mesmo que fosse obrigatório usar traje a rigor? Ia claro. Acredito que seria um espectáculo único mesmo não sendo o meu género. Mas na verdade, como nunca fui, posso até vir a gostar.

Todas as tradições devem ser defendidas ou há algumas que mais vale esquecê-las? Falar de tradições aqui no Ribatejo é um assunto sensível… Na minha opinião, a maioria seria melhor esquecê-las. Falo das que envolvem o sofrimento de animais (seja como alimento ou diversão/cultura).

Costuma fazer exercício físico? Só faço caminhadas com os meus animais e yoga (fora de casa). Mas com este frio tenho estado mais preguiçosa.

Se houver reencarnação, o quê ou quem gostaria de ser na próxima vida? Acho que gostaria de ser algum tipo de animal, mas com uma boa vida... Há muitos que não têm essa sorte.

Fecha a água enquanto escova os dentes ou enquanto se ensaboa no banho? Fecho sim e também enquanto estou a esfregar a loiça.

Ainda tem tempo para tomar o pequeno-almoço em casa ou toma-o no café ao pé do emprego? Tomo em casa, tenho tempo (porque me levanto a contar com isso) e alimento-me de forma mais saudável.

Alguma vez deu sangue? Tento dar sangue duas a três vezes por ano. Dou porque acredito que posso estar a ajudar alguém e sinto-me feliz por isso.

Tem algum familiar internado num lar de terceira idade? E consegue arranjar tempo para o visitar regularmente? Felizmente não tenho mas se tivesse arranjava tempo para visitas regulares.

Costuma utilizar auto-estradas mesmo tendo estradas alternativas? Costumo utilizar as auto-estradas a não ser que esteja de férias e as vias alternativas sejam em lugares agradáveis, como junto ao mar ou na serra.

Quando andava na escola gostava mais de português ou de matemática? Hmmm… é uma pergunta difícil porque não gostava especialmente de nenhuma dessas disciplinas. Mas talvez português.

Tem alguma tatuagem ou já pensou em fazer uma? Tenho sim. Gosto de as fazer com significado e de momento não tenho nada com significado para além das que já tenho, por isso para já não penso em fazer outra. Mas quem sabe mais tarde queira fazer outra.

Deborah Susan Runte Oliveira    

Mais Notícias

    A carregar...