uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Última Página: Trabalha-se pouco no Ribatejo

As opiniões fortes de António Fonseca Ferreira.

A morte de António Fonseca Ferreira, antigo presidente da CCDR/LVT, fez-me recuar ao tempo em que na região ribatejana ainda se investia a sério em projectos estruturantes que ajudaram a mudar o rosto de muitos concelhos ribatejanos.

Fonseca Ferreira era um político e técnico experimentado quando assumiu o cargo de presidente da CCDR/LVT. Daí que tenha servido como interlocutor privilegiado aos autarcas da maioria dos concelhos do Ribatejo; era um dirigente sempre presente e disposto a usar da palavra quando o convidavam. Tinha opinião sobre a maioria dos assuntos e nunca fugia às questões. De Vila Franca de Xira a Abrantes, acompanhei-o em muitas visitas de trabalho mas também em algumas iniciativas que marcaram um tempo; uma delas foi em Tomar na entrega dos prémios Personalidade do Ano de O MIRANTE em Fevereiro de 2012. Mas houve muitas outras em Vila Franca de Xira, Cartaxo, Almeirim, Chamusca, Entroncamento e Abrantes.

Nunca o tratei por tu mas conheci bem o seu pensamento e algumas opiniões fortes. Encontrei-o também algumas vezes a almoçar em Lisboa num restaurante onde uma refeição custa tanto como almoçar toda a semana nos restaurantes de Santarém; mas nunca almocei na sua mesa. Foi na altura desses almoços de trabalho que descobri o segredo da resposta a uma pergunta que um dia fiz a um ourives da rua do Ouro, em Lisboa; por que é que um anel com 30 diamantes 8/8 custa sete mil euros se o valor real das pedras preciosas é de apenas 700?

Perdi o contacto com ele nestes últimos anos; sei que andava por aí a comandar uma empresa de consultoria e que mantinha contactos privilegiados na região, mas não tenho notícias de grandes afectividades com os novos e velhos políticos e autarcas da região. Nem tão pouco ao nível dos negócios. A vida é mesmo assim. Com os políticos mas também com os jornalistas que perdem o emprego. Se um jornalista de repente deixar de ter um espaço onde escrever bem pode espernear que ninguém lhe liga importância por mais que ele afie o aparo da caneta e seja muito bom a contar histórias.

Um dia destes ouvi este tesourinho a um dirigente da administração central que intervém na nossa região: “os autarcas estão adormecidos; muito do dinheiro dos fundos comunitários não é utilizado porque não há projectos, ou seja, trabalha-se pouco no Ribatejo; há muita gente inexperiente nas autarquias que não sabe de que terra é”.

Não ouvi de boca calada e desafiei o dito cujo a repetir alto e bom som o que tinha acabado de dizer meio entre dentes. Chamou-me maluco e brindou-me com muitos sorrisos e provas de confiança para não o obrigar a fazer aquilo para o qual ele diz que não está fadado.

Na apresentação do livro “Gestão Estratégica de Cidades e Regiões”, que ajudei a apresentar na nossa região em 2005, no qual relata a experiência de muitos anos de vida e de trabalho como responsável pelo planeamento estratégico de muitas cidades do país, António Fonseca Ferreira não deixou de falar do seu estado de perplexidade por continuarmos a desperdiçar e a estragar um território tão rico que nos calhou em legado. Fica aqui a lembrança do trabalho do político e do gestor que marcou uma época. JAE

Mais Notícias

    A carregar...