uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Brigada do Amarelo” em Vila Franca de Xira envolve seis mil alunos
Alunos das escolas de Vila Franca de Xira estão a ser chamados a reciclar

“Brigada do Amarelo” em Vila Franca de Xira envolve seis mil alunos

Este ano foi lançado um novo desafio às escolas do concelho, que incentiva a recolha de papel reciclável.

A décima edição do projecto ambiental “Brigada do Amarelo” cresce em número de participantes. São cerca de seis mil alunos, de 33 escolas do concelho de Vila Franca de Xira que este ano integram a iniciativa, que tem por objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem.
A Valorsul e a Câmara de Vila Franca de Xira, através do seu Programa de Educação Ambiental (PREDAMB), decidiram, este ano, alargar o desafio à reciclagem do papel. Ao novo projecto “Qual é o seu papel?”, apresentado na sexta-feira, 11 de Janeiro, na Escola EB 1,2,3 do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, aderiram sete estabelecimentos de ensino, envolvendo cerca de 2.500 alunos.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), reforçou os “excelentes resultados” alcançados na edição anterior, com a recolha de 8.002 sacos com embalagens, que se traduzem em 52 toneladas encaminhadas para o centro de recolha da Valorsul.
A Câmara de Vila Franca de Xira, em parceria com a Valorsul tem feito “um grande esforço na área da educação ambiental, incentivando as novas gerações para a prática da reciclagem”, sublinhou Alberto Mesquita.
De acordo com Judite Leal, representante da Valorsul, o concelho de Vila Franca de Xira foi o município do distrito de Lisboa “com melhor desempenho na edição anterior”, tendo alcançado ainda o segundo lugar entre os 19 municípios envolvidos neste programa de sensibilização ambiental. Sobre o novo projecto para a recolha de papel reciclável, Judite Leal espera que “haja um envolvimento semelhante ao que há com o concurso das embalagens”.
As escolas participantes têm o desafio de recolher um mínimo de 70 sacos de embalagens, entre Janeiro e Maio, para receber o prémio monetário que pode chegar aos mil euros. Por sua vez, as sete escolas que aderiram à nova acção de recolha vão receber 20 euros por cada tonelada de papel e cartão recolhido, até ao limite máximo de 500 euros.

“Brigada do Amarelo” em Vila Franca de Xira envolve seis mil alunos

Mais Notícias

    A carregar...