uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano
Actual direcção deu um novo fôlego ao Ateneu Vilafranquense

Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano

O MIRANTE promove o reconhecimento público de quem mais se destaca na região. Há pessoas e instituições que são exemplares a nível do que fazem mas que, por motivos vários, não têm e não procuram ter muita visibilidade. Numa sociedade em que o mérito nem sempre é reconhecido e num tempo em que os bons exemplos não abundam, O MIRANTE distingue anualmente, desde 2005, quem se destaca nas actividades que desenvolve. É uma tentativa de mostrar que a região tem um importante potencial humano aos mais diversos níveis. Esta semana divulgamos mais três distinguidos com prémios Personalidade do Ano.

Actual direcção deu um novo fôlego ao Ateneu Vilafranquense

Personalidade do Ano - Cultura: Ateneu Artístico Vilafranquense

O Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV) é uma das maiores e mais antigas colectividades do concelho de Vila Franca de Xira. Foi formalmente criado em 1939 mas as suas raízes datam ao dia 1 de Maio de 1891, quando arrancou a Fanfarra 1º de Maio. Em 1906 a colectividade passou a designar-se Grémio Popular Vilafranquense e em 1916 a fanfarra deu lugar a uma banda de música, passando a associação a designar-se por Grémio Artístico Vilafranquense. A partir dos anos 70 o Ateneu viveu um dos seus maiores picos de actividade e em 1993 foi reconhecido como instituição de utilidade pública. Em 1999 o governo distinguiu o Ateneu, a 24 de Abril, com a medalha de mérito cultural. Entretanto também a Câmara de Vila Franca de Xira lhe atribuiu a medalha de mérito, prata e ouro pelos seus serviços em prol da cultura na cidade e no concelho. Tem hoje mais de um milhar de associados e movimenta cerca de cinco centenas de pessoas nas diferentes actividades que oferece à comunidade, do desporto ao teatro passando pela música.

Abel Bento preside ao União de Tomar desde 2012

Personalidade do Ano - Desporto: União Futebol Comércio e Indústria de Tomar

O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar foi fundado a 4 de Maio de 1914, com uma forte ligação ao tecido empresarial da cidade. Por ele passaram fugazmente velhas glórias em fim de carreira como Eusébio, Simões, Manuel José ou Raul Águas. O Clube viveu tempos de glória e competiu por seis temporadas na primeira divisão (entre 1968 e 1976). Mas o palmarés do União não se fica por ali. Somam-se os títulos de campeão nacional da segunda e da terceira divisões e, em 2018, a conquista da Taça Ribatejo. Actualmente, com mais de 350 atletas e cerca de 18 equipas, duas das quais nos escalões seniores, o emblema unionense é uma referência do distrito de Santarém ao nível do futebol. É também uma referência na área do atletismo. Em 2018 ganhou a classificação de super clube, atribuída aos clubes com maior participação em provas e, no mesmo ano, recebeu o certificado de prata da Federação Portuguesa de Atletismo, por ter mais de 110 atletas federados.

Jorge Costa é o comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Personalidade do Ano - Cidadania: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Fundada há setenta anos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim tem um corpo de bombeiros dos mais bem apetrechados da Lezíria do Tejo. Uma das suas mais valias é a aposta em equipas permanentes no quartel durante o dia para responder rapidamente às mais diversas solicitações, tanto a nível de emergência médica, como de incêndios, inundações e outras ocorrências. Possui uma equipa com capacidade técnica para gerir situações de grande “stress” e prestar apoio psicossocial em emergência aos bombeiros. Conhecimentos que também são úteis nas relações com envolvidos em sinistros.
Os Bombeiros Voluntários de Almeirim têm nas suas fileiras sessenta e seis elementos e há oito anos foi criada uma escola de infantes e cadetes. Actualmente a mesma é frequentada por 23 crianças que desenvolvem actividades pedagógicas relacionadas com o voluntariado e a formação cívica, além de receberem as primeiras noções de protecção e socorro.

Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano

Mais Notícias

    A carregar...