uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Unidos de Arcena está renascido e a somar títulos
Grupo Desportivo os Unidos de Arcena tem crescido e continua a formar jovens talentos de futsal nos diferentes escalões

Unidos de Arcena está renascido e a somar títulos

Equipa tem gerado jovens talentos no futsal que rumam ao Sporting e Benfica. Clube treina em três pavilhões diferentes por não ter o seu próprio espaço e está agora a viver uma nova fase, ocupando o moderno pavilhão municipal do Sobralinho, espaço cedido pela Câmara de Vila Franca de Xira no arranque desta época.

O Grupo Desportivo Os Unidos de Arcena, de Alverca é um clube renascido que não tem parado de crescer na última década e fomentado a sua posição como um dos fornecedores de jovens talentos de futsal para os clubes nacionais.
O clube tem feito um trabalho recatado nos últimos anos mas repleto de sucessos e a fase de crescimento que já vive há cinco anos é prova disso. Actualmente tem uma centena de atletas a competir em todos os escalões, dos petizes aos seniores, já tendo ganho o campeonato distrital de iniciados e visto este ano a equipa de infantis ser campeã de série, preparando-se para disputar o título de campeã com outros clubes nacionais como Benfica e Sporting.
Actualmente, o clube treina em três pavilhões diferentes por não ter o seu próprio espaço. A principal residência é no pavilhão municipal do Sobralinho, espaço cedido pela Câmara de Vila Franca de Xira no final do ano passado e que representa mais uma fase na vida do clube.
Quando é preciso os atletas treinam também no pavilhão da escola básica do Bom Sucesso e no pavilhão da Casa do Povo de Arcena, que foi o “berço” do clube, na década de 1990. Um problema logístico que nem sempre é fácil de superar, confessa João Olival, presidente de Os Unidos.
Para o dirigente, o clube é uma família. “O que nos distingue é a amizade entre treinadores, dirigentes e atletas. Criamos laços entre atletas que gostam de futsal, não os diferenciamos e todos são aqui bem acolhidos. Somos um clube de bairro com espírito de família e queremos continuar assim, promovendo o desporto”, refere a O MIRANTE.
A aquisição de uma carrinha para permitir as deslocações para os jogos é uma das necessidades do clube, derivada também do rápido crescimento de atletas que tem tido.
“Queremos unir os jovens. O futsal é um desporto de pavilhão e é diferente dos desportos ao ar livre. Torna o grupo mais unido e coeso. Achamos que fazemos um papel importante, tirando os miúdos da frente da televisão. Aqui têm o rigor de aparecer aos treinos, só assim é que são convocados para os jogos. É um trabalho de equipa, a competição e a classificação não é o mais importante para nós. Queremos formar homens”, conta.

Levar o nome de Arcena na camisola
O clube, garante o dirigente, está financeiramente estável e não tem dívidas, fruto de uma gestão rigorosa. “O objectivo não é gerar receitas, não somos uma academia, o que recebemos é apenas para investir nos atletas e ter todos os escalões em competição. Digo a brincar que todos aqui dentro ganham o ordenado do presidente, ou seja, nada”, ironiza.
Para João Olival, o que mexe toda a estrutura do clube e atletas é a paixão pelo desporto. “A nossa bandeira é Arcena e levamos o seu nome connosco para todo o lado. Acho que as pessoas da freguesia poderiam demonstrar mais orgulho nestas colectividades que fazem o dobro do esforço de outras maiores da cidade, mesmo tendo menores recursos”, nota.

Maratona de futsal em Junho

Um dos eventos pelo qual o Unidos de Arcena se tem tornado popular é a maratona de futsal, onde durante 24 horas seguidas o pavilhão municipal do Sobralinho fica aberto para um torneio ininterrupto durante o dia e a noite. Este ano já está marcada a terceira edição da maratona, de 29 para 30 de Junho.

Unidos de Arcena está renascido e a somar títulos

Mais Notícias

    A carregar...