uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém festeja Carnaval com prata da casa
Foliões voltam a sair à rua em Santarém de 1 a 6 de Março

Santarém festeja Carnaval com prata da casa

Autarquia aposta no envolvimento da população e das associações na construção dos carros alegóricos e indumentárias.

A Câmara de Santarém vai apostar na prata da casa na programação de Carnaval deste ano. O objectivo, referiu a vereadora do município, Inês Barroso, durante a apresentação do programa, é manter a tradição, continuando a promover a envolvência das associações culturais e desportivas nas actividades carnavalescas da cidade, que decorrem de 1 a 5 de Março.
As “Alterações Climáticas” são o tema escolhido para celebrar o Carnaval no concelho. “Queremos sensibilizar tanto os mais novos como os mais velhos para esta temática e lembrar que as nossas más acções terão, mais tarde, uma consequência no planeta”, adiantou a autarca. Este ano, o Jardim de São Bento mantém-se como o ‘sambódromo’ da cidade.
Os pontos altos do programa são os dois corsos carnavalescos, o primeiro pelas 21h30 de sábado, 2 de Março, e o segundo pelas 15h00 de terça-feira, dia de Carnaval. Como no ano anterior, o município continua a premiar quem aceita o desafio de participar na folia. O melhor grupo receberá um montante de mil euros, o segundo arrecadará 700 euros e o terceiro 400 euros. Já o grupo mais folião ganhará 600 euros.
Ao todo, são sete as associações que vão participar nos dois desfiles: o Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã (Imigração Ilegal), o Clube Canoagem Scalabitano da Ribeira Santarém/Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém (Tejo), os Time4satisfaction (Alterações Climatéricas), o Centro Cultural e Recreativo Arneirense (Poluição Marinha), a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Vale de Santarém e a Associação Dança Desportiva de Tremês (Aquecimento Global).

Festa começa a 1 de Março
O programa inicia-se na sexta-feira, 1 de Março, pelas 10h00, com um desfile carnavalesco que contará com cerca de duas mil crianças que frequentam o pré-escola e as escolas de 1º ciclo do concelho. O cortejo vai começar no Jardim da Liberdade e terminar na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).
No mesmo dia, entre as 14h30 e as 17h00, há baile interinstitucional com animação da banda Madeira Show, na Casa do Campino. Uma iniciativa que juntará cerca de 500 utentes das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
No sábado, dia 2 de Março, a partir das 15h00, o Jardim de São Bento recebe o Carnaval das Famílias, onde não vai faltar animação infantil e insulfláveis. Já nos dias 3 e 4 de Março (domingo e segunda-feira), os festejos de Carnaval têm lugar nas sedes das freguesias do concelho, que organizam bailes e desfiles.

Santarém festeja Carnaval com prata da casa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques