uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Alcanena quer requalificação urgente da Colónia Balnear da Nazaré
Colónia Balnear foi doada por um benemérito para benefício das crianças carenciadas do distrito

Câmara de Alcanena quer requalificação urgente da Colónia Balnear da Nazaré

Executivo municipal pede medidas à Associação de Municípios do Vale do Tejo. Edifício encontra-se actualmente ao abandono e o seu estado de degradação levou o município da Nazaré a ameaçar tomar posse administrativa do complexo.

O executivo da Câmara Municipal de Alcanena tomou uma posição política crítica sobre a situação vergonhosa em que se encontra a Colónia Balnear da Nazaré, propriedade da Associação de Municípios do Vale do Tejo, e exige que sejam tomadas medidas para a realização das obras de requalificação do imóvel.
Na última reunião do executivo municipal, foi aprovada uma moção a solicitar à Associação de Municípios do Vale do Tejo que, ainda durante este ano, o projecto de requalificação seja apreciado e votado na assembleia geral dessa entidade. E que o concurso público se inicie em 2019, para que a obra decorra em 2020.
Segundo a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), o município sempre manifestou grande preocupação pelo estado avançado de degradação do edifício da Colónia Balnear, bem como pelo atraso na finalização do projecto e respectivas diligências em termos de financiamento, para a realização de obras no imóvel.
Referiu ainda que, nas várias assembleias gerais realizadas de AMVT, a câmara sempre insistiu na avaliação e finalização do projecto de requalificação, tendo também manifestado disponibilidade total para a devida ponderação na repartição das despesas necessárias, pelos municípios da AMVT, caso não se encontrasse o necessário financiamento.

Câmara da Nazaré ameaça tomar posse do imóvel
O abandono a que se encontra votada há anos a Colónia Balnear da Nazaré levou inclusivamente a Câmara da Nazaré a decidir tomar posse administrativa do edifício se a Associação de Municípios do Vale do Tejo não entaipar imediatamente o edifício. A posição de força, tomada na reunião do executivo de 11 de Fevereiro, surgiu depois do desrespeito reiterado da associação dona do imóvel - que é liderada pelo presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, e agrega 19 municípios dos distrito de Santarém - face aos vários pedidos da autarquia da vila balnear.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, disse a O MIRANTE que essa deliberação teve por base um auto de vistoria que alerta, mais uma vez, para a degradação do edifício e para a falta de segurança. O autarca cansou-se de ser desconsiderado pelos seus pares, que ainda recentemente visitaram o local, mas não cuidam do seu património tal como exigem aos seus munícipes.
A Colónia Balnear da Nazaré, situada na zona nobre da vila, foi doada por um benemérito para benefício das crianças carenciadas do distrito de Santarém. Propriedade da AMVT, constituída em Novembro de 2014 e que sucedeu à extinta Assembleia Distrital de Santarém, anterior dona desse património, o imóvel está hoje degradado e ao abandono mas não têm faltado projectos e intenções com vista à sua reabilitação.

Câmara de Alcanena quer requalificação urgente da Colónia Balnear da Nazaré

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques