uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
GNR vai ajudar proprietários sobre as áreas florestais a limpar
Posto móvel é a novidade e vai permitir à GNR prestar informações à população do distrito de Santarém

GNR vai ajudar proprietários sobre as áreas florestais a limpar

Operação Floresta Segura é pioneira no distrito de Santarém e vai decorrer até final de Março.

A GNR iniciou na segunda-feira, 18 de Fevereiro, em Ferreira do Zêzere a operação Floresta Segura, que vai percorrer todo o distrito de Santarém até 28 de Março. Neste projecto pioneiro do comando de Santarém, que este ano é replicado em todo o país, vai ser usado pela primeira vez um posto móvel, que até agora apenas estava destacado para operações de fiscalização rodoviária ou de combate à criminalidade. O posto está equipado com equipamento informático que permite aos proprietários verificarem a área da sua propriedade e saberem que zonas têm de limpar, para uma melhor gestão florestal. Esta situação é possível porque o comando de Santarém já tinha feito no ano passado o levantamento geográfico das áreas em toda a região.
Os militares da GNR em 2018 percorreram 139 freguesias rurais sinalizando os terrenos que estavam por limpar. Foram identificadas 3.787 propriedades que não estavam limpas. Depois de notificados foram limpas voluntariamente 2.201 propriedades, numa taxa de sucesso de 73 por cento. “Só é possível saber esta percentagem no distrito de Santarém porque é o único até agora onde se fez o levantamento dos terrenos e dos seus proprietários”, destaca o major Pedro Reis, do comando da GNR de Santarém. No ano passado a Guarda levantou 142 autos a entidades e empresas, por falta de limpeza nas bermas das estradas, nas zonas de linhas eléctricas ou de linhas de caminho-de-ferro, ou até em espaços que estão em processos de insolvência.
Com o posto móvel a GNR pretende sensibilizar e melhorar a comunicação com os proprietários com vista a que a limpeza seja feita de forma voluntária nas zonas que têm de ser feitas, porque há zonas que não é necessário limpar. Os presidentes das juntas de freguesia foram convidados a acompanhar a actividade de forma a contribuírem com informações que possam melhorar os registos da Guarda.
O grande objectivo é prevenir a ocorrência de incêndios. Só assim foi possível que em 2018 tenha havido uma diminuição em cerca de 40 por cento no número de ignições e de 94,6% de área ardida, em comparação com 2017. O que resulta sobretudo deste trabalho, já que, conforme destaca o major Pedro Reis, o Verão de 2018 na região teve temperaturas acima dos 30 graus e o segundo Agosto mais quente dos últimos 88 anos.
A GNR, no sentido de chegar ao maior número possível de pessoas, vai instalar o posto móvel nas zonas de maior afluência de público, como feiras e mercados e junto de escolas. Como aconteceu com a primeira acção em Ferreira do Zêzere que foi junto do mercado. Até ao final de Março vão ser feitas três dezenas de acções. Os proprietários que não limpem os terrenos dentro dos prazos, incorrem em multas que vão de 280 euros a dez mil euros. As entidades e empresas arriscam coimas de 1.600 e 120 mil euros.

GNR vai ajudar proprietários sobre as áreas florestais a limpar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques