uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Protesto em Torres Novas contra decisão que mantém fábrica em funcionamento
Em Setembro de 2016 populares e autarcas manifestaram-se contra a poluição na ribeira da Boa Água e no rio Almonda

Protesto em Torres Novas contra decisão que mantém fábrica em funcionamento

Manifestação marcada para dia 23 de Fevereiro junto à ribeira da Boa Água. Movimentos ambientalistas contestam posição do Tribunal Administrativo de Leiria que evitou o encerramento de uma fábrica de valorização de óleos vegetais usados apontada como fonte poluidora.

Movimentos ambientalistas marcaram para dia 23 de Fevereiro um protesto junto à ribeira da Boa Água, em Torres Novas, “indignados” pela aceitação, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAFL), da providência cautelar que evitou o encerramento da fábrica de valorização de óleos vegetais usados responsabilizada pela poluição naquela zona.
Pedro Triguinho, do movimento informal de cidadãos BASTA, que organiza, juntamente com o movimento Protejo, o “ajuntamento de gente consciente”, agendado para o próximo dia 23 junto à ribeira da Boa Água, disse à agência Lusa que o protesto já estava pensado perante a demora na concretização da ordem de encerramento da fábrica, decretada em Março de 2018, mas foi precipitado pelo conhecimento, há cerca de três semanas, de que o TAFL deu provimento à providência cautelar interposta pela empresa para evitar o encerramento.
“Ficámos incrédulos com a decisão da juíza”, tendo em conta o historial de incumprimentos e contraordenações de que a empresa tem sido alvo ao longo dos últimos anos, e que levou à ordem de encerramento emitida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, disse.
Pedro Triguinho afirmou que as pessoas estão “cansadas” pelo arrastar de uma situação que se prolonga há quatro anos, com queixas continuadas da poluição, tanto atmosférica, sentida sobretudo na aldeia de Carreiro da Areia, onde se situa a empresa, como hídrica, nas ribeiras do Serradinho e da Boa Água, que desagua no rio Almonda.
Os promotores do protesto reuniram-se na passada semana com o ministro e o secretário de Estado do Ambiente e com a Agência Portuguesa do Ambiente e convidaram os deputados dos vários partidos eleitos pelo distrito de Santarém para visitarem vários locais afectados pela poluição, nomeadamente uma quinta de turismo rural e um terreno agrícola situado junto à empresa, “onde é possível ver o estado de corrosão de uma manilha que supostamente só devia transportar água”, disse.
Também Paulo Constantino, porta-voz do Protejo, alertou para a situação “cada vez mais grave” vivida pelas populações desta zona e para o “sentimento de impunidade” gerado por decisões como a que foi tomada neste caso. “A justiça devia ter uma actuação mais firme em defesa das populações e da protecção dos recursos hídricos”, afirmou.
Pedro Triguinho disse que o “ajuntamento”, que decorre sob o lema “Queremos viver com dignidade, deixem-nos respirar”, tem por objectivo dar voz às pessoas para que, “quem está a sofrer, fale e decida qual o próximo passo”.

Protesto em Torres Novas contra decisão que mantém fábrica em funcionamento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques