uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Empresas e privados podem candidatar-se a apoios para reabilitação urbana
Dina Ferreira esclareceu os cerca de 50 participantes numa acção sobre o instrumento financeiro IFRRU

Empresas e privados podem candidatar-se a apoios para reabilitação urbana

IFRRU 2020 financia investimentos até 20 milhões de euros.

Dina Ferreira, vogal executiva da Comissão Directiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, esteve na Startup Santarém no dia 19 de Fevereiro, a convite da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, para prestar esclarecimentos sobre esse instrumento financeiro de apoio à reabilitação urbana.
“O IFRRU é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana em todo o território nacional. Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial”, esclareceu a profissional perante a plateia, composta por mais de 50 participantes.
Esse instrumento pretende facilitar o acesso a financiamento por parte dos promotores de investimentos na área da reabilitação urbana - quer sejam eles empresas, entidades públicas ou até privados - melhorando as condições de financiamento, adequadas às circunstâncias e especificidades dos projectos, e diversificando a oferta de soluções de financiamento em condições mais favoráveis do que as disponíveis no mercado.
O instrumento financeiro, avançou ainda Dina Ferreira, financia projectos de investimento em reabilitação urbana até 20 milhões de euros, quer o edifício a reabilitar se dedique a habitação, a actividade económica ou seja um equipamento de utilização colectiva. Para beneficiar deste instrumento financeiro, o espaço a reabilitar tem de estar, obrigatoriamente, situado em área delimitada pelo Município, isto é, na ARU - Área de Reabilitação Urbana ou no PARU - Plano de Acção de Regeneração Urbana, sendo que nesta última área os promotores poderão aceder a melhores condições de financiamento associadas aos FEEI.
Dina Ferreira esclareceu quanto às intervenções apoiadas, os critérios de elegibilidade e despesas elegíveis, tendo ainda clarificado os presentes quanto ao processo de candidatura.
António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, abriu o espaço dedicado ao debate e esclarecimento de dúvidas da plateia, com um desafio ao Município de Santarém: “Delimitar a zona industrial de Santarém como área de intervenção, para que se possam fazer investimentos em reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas naquele local. Este seria um passo importante a dar pela Câmara Municipal de Santarém para promover a criação de novas dinâmicas de desenvolvimento que contribuam para a fixação da população e para a criação de riqueza e de emprego.”
Na sessão de esclarecimentos, marcaram ainda presença representantes da banca comercial associada ao IFRRU da zona de Santarém, nomeadamente o Santander, o BPI, o Millennium BCP e ainda a Garval, em representação da SPGM - Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua, que também se mostraram disponíveis para responder às questões do pública e apoiar o investimento dos interessados.

Empresas e privados podem candidatar-se a apoios para reabilitação urbana

Mais Notícias

    A carregar...