uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Praça de touros de Almeirim abre renovada e com espaços comerciais a 1 de Maio
Projecto foi apresentado no auditório da Santa Casa da Misericórdia

Praça de touros de Almeirim abre renovada e com espaços comerciais a 1 de Maio

Espaço vai ter 16 lojas e vai também acolher espectáculos e eventos para além de corridas de touros.

A praça de touros de Almeirim sofreu uma profunda requalificação, na ordem dos 800 mil euros, que permitiu a criação de 16 lojas e a sua transformação num espaço agora designado por Arena de Almeirim. Além de corridas de toiros, o espaço está preparado para eventos culturais e musicais. As obras de requalificação foram pensadas pela Misericórdia de Almeirim para ajudar a promover a cidade e os produtos regionais, com lojas de produtos locais, bordados, calçado, serviços de restauração, equitação e quiosque.
A Arena de Almeirim, cujo projecto de remodelação foi de Luís Farinha e a construção da HACL – Sociedade de Construções, será inaugurada a 1 de Maio. O espaço passa a ter 4.400 lugares sentados, tendo sido reduzidos cerca de 1.240 lugares. O projecto foi apresentado na quinta-feira, 7 de Março, no auditório da sede da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim (SCMA), proprietária do espaço, na presença do provedor José Lobo Vasconcelos, de Rui Bento, assessor para a realização de espectáculos tauromáquicos, e dos cavaleiros tauromáquicos que participarão na corrida inaugural.
Pedro Sousa e Silva, mesário da SCMA com o pelouro da Arena de Almeirim, afirmou que a mudança mais significativa consistiu na criação dos espaços comerciais, todos eles já arrendados, que obedecem a uma tipologia previamente definida, no sentido de que constituam “um selo local”, com venda de artigos e produtos representativos do concelho – de gastronomia, agrícolas, vinho, artesanato. Afirmou ainda que a localização é a ideal para este espaço se constituir como “cartão-de-visita” do concelho.
A Câmara Municipal de Almeirim comparticipou 25% do custo da obra, recebendo em contrapartida uma das lojas para instalação do posto de turismo e um bloco de casas de banho que ficarão à disposição do público que se desloca àquela zona da cidade.
Os contratos celebrados com os lojistas permitiram angariar outra parte do financiamento, tendo a SCMA recorrido ainda a fundos próprios e a crédito bancário, na convicção de que o espaço virá, a médio ou longo prazo, não só a pagar o investimento realizado, como a sustentar a obra solidária desenvolvida pela instituição.
Para a inauguração, marcada para as 17h00 de 1 de Maio haverá “toda uma envolvência” de festa, associada à abertura dos espaços comerciais e à corrida, contando esta com três duplas de cavaleiros (cada uma constituída por pai e filho) – António Ribeiro Telles, João Moura, Luís Rouxinol, e respectivos filhos -, os grupos de forcados de Santarém e do Aposento da Moita e seis touros da ganadaria Vale do Sorraia. Está prevista uma segunda corrida de toiros para Agosto e a realização da Corrida das Vindimas em Setembro.

Praça de touros de Almeirim abre renovada e com espaços comerciais a 1 de Maio

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques