uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Médico diz que óculos de sol são um adereço perfeitamente dispensável
Oftalmologista António Travassos esteve em Almeirim a falar sobre “Capacidade e Limites da Visão”

Médico diz que óculos de sol são um adereço perfeitamente dispensável

Oftalmologista António Travassos esteve em Almeirim no âmbito da exposição “Visões, o Interior do Olho Humano” e considerou que esses acessórios são uma “treta” em termos de protecção da vista.

O médico oftalmologista António Travassos garante que os óculos de sol não servem para mais nada a não ser para o negócio. O especialista esteve na noite de sexta-feira, 15 de Março, em Almeirim para apresentar a intervenção “Capacidades e Limites da Visão”, subordinada ao tema da exposição “Visões, o Interior do Olho Humano”, composta por 45 fotografias, a decorrer até 29 de Março, na Galeria Municipal da cidade.
Para o especialista, os olhos estão preparados para a luminosidade do sol e, por isso, não necessitam de estar protegidos com óculos de sol. “Eles até podem ficar bem esteticamente às pessoas, mas de resto são uma treta”, afirmou António Travassos, realçando que existem, ainda assim, situações de excepção, como quando as pessoas são albinas ou quando vão para a neve, pois o reflexo pode danificar os olhos.
E se o cirurgião considera desnecessário o uso dos óculos de sol, também defendeu que as cataratas devem ser operadas urgentemente caso o utente tenha uma profissão que necessite bastante dos olhos, como o caso dos médicos, dos advogados ou dos professores. “Se for uma pessoa que trabalha no campo não precisa logo de ser intervencionada. Pode bem aguardar uns oito anos pela cirurgia”, diz.
Durante a apresentação, o cirurgião admitiu ainda que não é contra as crianças usarem tablets e telemóveis, pois é um bom instrumento de aprendizagem, mas salienta que o uso dos aparelhos muito próximos dos olhos e de forma abusiva pode provocar miopia nos mais novos.

Médico diz que óculos de sol são um adereço perfeitamente dispensável

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido