uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dez milhões são suficientes para descentralizar escolas de Vila Franca de Xira
Alberto Mesquita

Dez milhões são suficientes para descentralizar escolas de Vila Franca de Xira

Presidente do município diz que agrupamentos vão ganhar autonomia e proximidade

Vila Franca de Xira vai receber 10 milhões de euros do Estado para ficar com a responsabilidade de todas as escolas do seu território, no âmbito da descentralização de competências aceite recentemente. O número foi avançado a O MIRANTE pelo presidente do município, Alberto Mesquita, à margem de uma cerimónia realizada na última semana em Alhandra.
“Em algumas matérias já sabemos quanto vamos receber e as contas que fizemos trazem-nos alguma tranquilidade. Os valores em causa são suficientes para fazermos face a esta descentralização. Na educação o pacote financeiro anda à volta dos 10 milhões de euros e pelas nossas contas é suficiente”, explica. No entender do autarca, há aqui uma “boa oportunidade” para os agrupamentos de escolas terem maior autonomia e proximidade.
“Hoje em dia as escolas esperam meses para receber alguns valores do ministério, na câmara isso será quase imediato. Desta forma elas vão desenvolver o seu trabalho de forma mais eficaz, conveniente e com a autonomia que hoje não têm”, regista.
Nas restantes áreas o município ainda aguarda pelos decretos-lei da especialidade para perceber com o que poderá contar. Mas o autarca vilafranquense acredita que todo o dinheiro enviado será suficiente para fazer face às novas responsabilidades.

Dez milhões são suficientes para descentralizar escolas de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...