uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pedalar entre Almeirim e Katmandu é o novo desafio de Pedro Bento
foto DR Viagem de Pedro Bento a Katmandu começa a 13 de Abril

Pedalar entre Almeirim e Katmandu é o novo desafio de Pedro Bento

Técnico de desporto da Câmara de Almeirim tem pela frente viagem de 10 mil quilómetros. Aos 40 anos, Pedro Bento, natural de Fazendas de Almeirim, já enfrentou algumas das mais duras provas de BTT do mundo. Agora propõe-se ligar o Ribatejo à capital do Nepal em 73 dias e angariar fundos para os Bombeiros de Almeirim e para o projecto “Dreams of Kathmandu”.

O técnico superior de desporto da Câmara de Almeirim Pedro Bento, já com seis das dez provas de BTT mais duras do mundo no currículo, vai voltar a testar os seus limites. Desta vez o desafio é percorrer em bicicleta os mais de dez mil quilómetros, que ligam Almeirim a Katmandu (Nepal), em 73 dias. O objectivo é angariar dez mil euros para distribuir pelos Bombeiros Voluntários de Almeirim, para aquisição de dez novos fatos de protecção e combate a incêndios, e pelo projecto “Dreams of Kathmandu” de Pedro Queirós, para ajudar, durante um ano, os pais de dois irmãos nepaleses, de 13 e 15 anos, nos gastos com os seus estudos e alimentação.
“Há dois anos sofri um grave acidente quando fazia o reconhecimento do terreno numa mota no açude da Barragem dos Gagos. Na altura, fracturei nove vértebras e uma omoplata e o médico não me deu esperanças que voltasse a andar de bicicleta. Felizmente, graças à prontidão do socorro, consegui voltar ao mundo do desporto e este desafio é uma forma de agradecer aos bombeiros por isso”, diz Pedro Bento.
Apesar da viagem só começar a 13 de Abril, Pedro Bento diz já ter todo o percurso delineado e tudo pronto. Na mala vai levar roupa de desporto, três equipamentos desportivos – dois de Verão e um de Inverno –, ferramentas, uma mochila de hidratação, um GPS, baterias portáteis, uma tenda e um saco-cama. E, porque vai sozinho, leva ainda o telemóvel que servirá para comunicar com a família e amigos pela internet. “Vai ser uma autêntica aventura e, por isso, vou prevenido”, revela a
O MIRANTE, adiantando que a alimentação não se vai cingir apenas a barras e géis energéticos. Vai contar também com paragens em restaurantes locais.
A maior dificuldade vai ser o cansaço, devido às longas distâncias que terá de percorrer – entre 150 a 200 quilómetros por dia – e as grandes subidas que terá de enfrentar. “Vou ter ainda outro problema, que são as chuvas fortes, pois nessa altura na Índia e no Nepal é a época das monções e muitas ruas ficam intransitáveis, mas penso que conseguirei desenrascar-me”, admite.
Este vai ser um desafio financeiramente suportado em 90 por cento por Pedro Bento, com ajuda de alguns patrocinadores, como o município, os 20 kms de Almeirim e diversas empresas.

Pedalar entre Almeirim e Katmandu é o novo desafio de Pedro Bento

Mais Notícias

    A carregar...