uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Loja do Cidadão de Abrantes inaugurada dois meses após ter aberto
Loja do Cidadão de Abrantes custou 700 mil euros e a inauguração contou com a ministra Mariana Vieira da Silva

Loja do Cidadão de Abrantes inaugurada dois meses após ter aberto

Ex-presidente do município, Maria do Céu Albuquerque, marcou presença na iniciativa num processo que liderou enquanto autarca. O novo edifício da Loja do Cidadão de Abrantes, que alberga 48 funcionários, situa-se junto ao centro de saúde e ao tribunal da cidade.

Dois meses depois de ter entrado em funcionamento, a Loja do Cidadão de Abrantes foi inaugurada na manhã de dia 27 de Março, com a presença da ministra da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e do secretário de Estado da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro. Quem também marcou presença foi a ex-presidente da Câmara de Abrantes e actual secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, que acompanhou o actual presidente do município de Abrantes, Manuel Valamatos, na visita ao espaço, que começou a funcionar em 28 de Janeiro deste ano.
O novo edifício da Loja do Cidadão de Abrantes, que alberga 48 funcionários, situa-se junto ao centro de saúde e ao tribunal da cidade. Teve um investimento total de cerca de 700 mil euros com financiamento comunitário do Portugal 2020. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), disse que desde a entrada em funcionamento do espaço já foram contabilizadas 13 mil utilizações. “Estes números são reveladores e expressam bem aquilo que é a dinâmica desta loja que junta um conjunto de serviços num único espaço, com capacidade para dar respostas mais céleres e mais próximas às pessoas”, referiu o autarca.
Valamatos disse ainda que a localização da Loja do Cidadão, com uma área total de 700 metros quadrados, pretende também atrair pessoas ao centro histórico e, ao mesmo tempo, criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços instalados nesta área da cidade, como a Unidade de Saúde Familiar, o mercado diário e o “Welcome Centre” (Loja de Turismo e Produtos Locais”.
Na Loja do Cidadão de Abrantes funcionam os serviços da Autoridade Tributária (Finanças), Instituto da Segurança Social, Balcão de Serviços da câmara municipal (excepto os serviços de Urbanismo), balcão dos Serviços Municipalizados e o Espaço Cidadão, com atendimento digital assistido que reúne serviços de diferentes entidades do Estado, como revalidação/alteração da carta de condução; obtenção de registo criminal; entrega de documentos de despesas para a ADSE; alteração de morada do Cartão do Cidadão ou submissão de Cartão Europeu de Seguro de Doença.
A ministra da Modernização Administrativa recordou que esta Loja do Cidadão é a sexta do distrito de Santarém. “Em cada loja que abrimos, em cada Espaço do Cidadão que inauguramos e em cada serviço online que criamos, sentimos que estamos sempre a dar mais um passo neste caminho que é edificar um Estado mais próximo dos cidadãos, mais eficiente e mais moderno”, afirmou Mariana Vieira da Silva.

Loja do Cidadão de Abrantes inaugurada dois meses após ter aberto

Mais Notícias

    A carregar...