uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Professor usa lixo reutilizável na primeira Sala do Futuro da Lezíria do Tejo
Primeiro ambiente educativo inovador da Leziria do Tejo foi criado na Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano

Professor usa lixo reutilizável na primeira Sala do Futuro da Lezíria do Tejo

Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano é pioneira no projecto que envolve dez municípios da região

José Flausino, docente na Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano, em Santarém, decidiu, juntamente com três funcionários, usar material reutilizável na criação da primeira de 19 Salas do Futuro que vão nascer em todos os agrupamentos de escolas da Lezíria do Tejo. Uma iniciativa dinamizada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela comunidade intermunicipal (CIMLT).
A Sala do Futuro da EB Alexandre Herculano tem computadores portáteis, ecrã interactivo e material de robótica, mas são as paredes e os candeeiros forrados em madeira reutilizável que mais saltam à vista. Foi inaugurada na quinta-feira, 28 de Março.
“A directora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida da Franca, incumbiu-me a missão de criar a sala, mas como não temos muito dinheiro, decidi ir buscar material reutilizável a algumas empresas do concelho e pôr mãos à obra, juntamente com três funcionários. O resultado é este”, diz o docente a O MIRANTE, realçando que as obras tiveram uma duração de um mês e meio.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Pedro Ribeiro, lembra que havia uma geração que estava habituada aos livros, sebentas e retroprojectores. Esta, garante, já não é bem assim, pois está mais interessada em experimentar e criar. “Não podemos esquecer que estamos a ensinar pessoas que, no futuro, vão abraçar profissões que hoje ainda não sabemos sequer que vão existir. Temos, por isso, de dar todas as condições”, destaca.
Durante a inauguração da nova sala, também o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, realçou a importância do espaço na aprendizagem dos jovens. Admitiu ainda estar a aguardar a tranferência das competências da área da educação para que o município possa investir em mais ambientes educativos inovadores em agrupamentos de escolas do concelho.
O novo espaço é o primeiro de 19 que estão a ser criados nos vários agrupamentos de escolas da Lezíria do Tejo, com excepção de Rio Maior que já tinha avançado com um projecto autónomo. A sala está inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, que levará ainda um autocarro laboratório móvel às escolas nas freguesias mais remotas.

Professor usa lixo reutilizável na primeira Sala do Futuro da Lezíria do Tejo

Mais Notícias

    A carregar...