uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém celebra Abril com homenagens a Salgueiro Maia e Zeca Afonso
A vereadora Inês Barroso, o presidente da câmara Ricardo Gonçalves, João Luís Madeira Lopes e o coronel Correia Bernardo durante a apresentação do programa

Santarém celebra Abril com homenagens a Salgueiro Maia e Zeca Afonso

Encenação da saída dos militares da ex-Escola Prática de Cavalaria é um dos momentos altos das comemorações da Revolução dos Cravos. Durante o mês de Abril são várias as manifestações culturais programadas para Santarém, desde exposições a peças de teatro infantil.

O programa das comemorações que assinala os 45 anos do 25 de Abril, em Santarém, conta com vários pontos de interesse. Este ano, além do mítico capitão Salgueiro Maia, também Zeca Afonso vai ser recordado. Um dos momentos altos do programa será a noite de 24 de Abril, quando vai ser encenada a saída da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria (EPC) rumo a Lisboa. O texto é da autoria do coronel Correia Bernardo, intitulado “Esta é a madrugada que eu esperava”. A reconstituição vai ter lugar na ex-EPC, pelas 21h30, e vai contar com a presença de vários antigos militares que participaram nesse momento histórico, a convite da Câmara de Santarém.
No dia 25 de Abril as comemorações mantêm a tradicional cerimónia evocativa da efeméride, junto à estátua de Salgueiro Maia, às 11h00, onde serão colocados cravos vermelhos. Segue-se o almoço festivo nas intalações da ex-EPC. As reservas devem ser efectuadas no Posto de Turismo de Santarém. Às 17h30 a Igreja da Graça abre portas para acolher o Encontro de Coros, com a paticipação do coro do Círculo Cultural Scalabitano, integrado no projecto Abril Mês do Coro, com a participação do Coro Allegreto, de Braga, do Coral Polifónico do Oeste, da Guia, e do Grupo Coral de Tancos.

Brigada Victor Jara canta Zeca no dia 5 de Abril
As comemorações não se confinam a esses dois dias. Começaram no dia 3 de Abril, com um tributo a Salgueiro Maia na data do seu falecimento. Zeca Afonso vai também ser recordado, no dia 5 de Abril, no Convento de São Francisco, pelas 21h00. O concerto com a Brigada Victor Jara, promovido pela Associação José Afonso, pretende celebrar os 90 anos do nascimento do cantor e compositor.
No dia 11 de Abril, o Fórum Mário Viegas inaugura a exposição do cartonista António Maia, às 21h00. No mesmo dia e local, pelas 22h00, há um momento de leitura encenada, através do livro Maio de 1958, de António Torrado. No domingo, dia 14, pelas 16h30, no Convento de São Francisco, decorre um espectáculo com agentes culturais do concelho.
Em Abril as crianças não foram esquecidas e serão muitos os momentos de diversão, especialmente no dia 25 de Abril, no Jardim da Liberdade, com início pelas 10h00.
O Veto Teatro Oficina associa-se a estas celebrações com uma peça de teatro infantil denominada “Pantufa e Augusto à Conquista de Santarém”, no dia 14, no Fórum Actor Mário Viegas, às 15h00.
O programa resulta de uma parceria entre a Câmara de Santarém e a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril.

Santarém celebra Abril com homenagens a Salgueiro Maia e Zeca Afonso

Mais Notícias

    A carregar...