uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Livro sobre a emigração em Torres Novas antes do 25 de Abril

Jorge Salgado Simões vai lançar o livro “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)” no dia 27 de Abril, às 17h30. A sessão, aberta à população, decorre na sede da Banda Operária Torrejana, no Largo do Paço, em Torres Novas, e terá a participação de Jorge Macaísta Malheiros, geógrafo, professor da Universidade de Lisboa e especialista em migrações e geografia da população, bem como de João Carlos Lopes, antropólogo.
O livro resulta de uma investigação feita nos últimos anos, centrando-se nos mais de 2.300 processos da Junta da Emigração que se encontram à guarda do Arquivo Municipal de Torres Novas. No livro é feita uma análise sobre quantos foram, quem eram, de onde saíram e para onde foram os emigrantes torrejanos, no período que antecede o 25 de Abril e que ficou marcado pela saída de muitos portugueses do país.
Jorge Salgado Simões é actualmente chefe da Divisão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Torres Novas. É geógrafo, com mestrado em Sociologia, especialização em Cidades e Culturas Urbanas, pela Universidade de Coimbra.

Mais Notícias

    A carregar...