uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente do Cartaxo quer mais intercâmbios e negócios com a Roménia
Pedro Magalhães Ribeiro e a comitiva romena na troca de lembranças

Presidente do Cartaxo quer mais intercâmbios e negócios com a Roménia

Comitiva de Pucioasa foi recebida na sexta-feira, 5 de Abril, pelo executivo municipal no Centro Cultural do Cartaxo

As geminações entre municípios devem permitir mais intercâmbios entre escolas e mais negócios. Isso mesmo foi defendido pelo presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), durante a recepção da comitiva romena de Pucioasa, na sexta-feira, 5 de Abril, no Centro Cultural do Cartaxo.
Para o autarca, estas geminações entre cidades não devem servir para as comitivas passearem mas sim constituirem uma oportunidade para troca de experiências e partilhas entre a comunidade, as empresas, as associações e as escolas.
A completar-se o vigésimo aniversário de geminação com esta cidade romena, Pedro Magalhães Ribeiro admitiu que esta data simbólica deve ser aproveitada para que as empresas possam estabelecer protocolos comerciais e as associações culturais e as escolas possam realizar intercâmbios entre os dois municípios. “É importante que as nossas relações com este povo romeno e com Pucioasa possam intensificar-se ou possam fortalecer-se de modo a abranger muito mais do que os autarcas”, referiu, adiantando que, em Agosto deste ano, está previsto visitar, pela primeira vez, a cidade romena.
Este é o terceiro ano consecutivo que a comitiva romena visita o Cartaxo. No ano passado, o grupo esteve na cidade quando decorria a tradicional Feira de Todos os Santos. Durante a presença no Cartaxo, a comitiva romena teve a oportunidade de provar o vinho do concelho, de visitar a Escola Básica 2,3 D. Sancho I, em Pontével, e as obras do Centro Escolar e assistir a um espectáculo proporcionado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.
A cerimónia de recepção à comitiva de Pucioasa, que contou com todo o executivo camarário do Cartaxo, iniciou-se quinze minutos depois da hora prevista devido a um atraso do presidente do município. Seguiram-se os habituais beijos como forma de cumprimento e as intervenções, traduzidas para romeno e para português. Chegada a altura da entrega de lembranças, Pedro Magalhães Ribeiro, fez questão de oferecer a todos os elementos da comitiva romena uma garrafa de vinho do Cartaxo e uma placa alusiva à presença do executivo de Pucioasa nesta cidade. A recepção terminou com a tradicional foto de grupo que juntou todos os envolvidos.

Conde Rodrigues marca presença
O ex-presidente da Câmara do Cartaxo, José Conde Rodrigues, foi uma das presenças inesperadas durante a recepção à comitiva romena de Pucioasa. Na sua pequena intervenção, o ex-autarca defendeu uma maior aproximação entre os municípios do Cartaxo e de Pucioasa e realçou que, apesar de Portugal e Roménia se situarem em dois pontos extremos da Europa, têm muitos pontos parecidos, como a língua, ambas com base no latim.

Presidente do Cartaxo quer mais intercâmbios e negócios com a Roménia

Mais Notícias

    A carregar...