uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Santarém com resultado positivo de seis milhões de euros em 2018
Relatório de contas de 2018 foram aprovados pela maioria PSD na última reunião do executivo

Câmara de Santarém com resultado positivo de seis milhões de euros em 2018

Dívida da autarquia desceu para os 50 milhões de euros, metade do valor de há sete anos

A Câmara de Santarém teve em 2018 um resultado líquido positivo de 6 milhões de euros (o maior de sempre); uma execução orçamental da receita de 93,9%; uma execução da despesa de 83,7%; e o montante global da dívida desceu para os 50,4 milhões de euros - menos 6,4 milhões de euros que em 2017 e metade do valor de há sete anos.
Estes foram alguns aspectos do relatório e contas de 2018 da Câmara de Santarém salientados pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), durante a reunião do executivo de segunda-feira, 8 de Abril, onde os documentos foram aprovados pela maioria PSD. A oposição socialista absteve-se.
O bom desempenho financeiro da autarquia não pode ser dissociado da elevada carga fiscal que tem estado em vigor nos últimos anos no concelho, com impostos municipais pela taxa máxima devido ao programa de saneamento financeiro que esteve em vigor e às restrições ao endividamento. Só no ano passado é que os impostos começaram a baixar, devagarinho, e Ricardo Gonçalves quer continuar a reduzi-los gradualmente, ao mesmo tempo que quer aproveitar alguma folga orçamental para realizar obra.
No preâmbulo do documento, Ricardo Gonçalves sublinha que estão consolidadas as condições para se poderem iniciar investimentos estruturantes que o concelho necessita, designadamente a consolidação das encostas, investimentos nas escolas e espaço público, a conservação de estradas, o mercado municipal, a reabilitação do centro histórico, entre outros. E deixa um recado aos críticos: “Não nos revemos nas vozes daqueles que não querem aceitar o movimento de mudança que estamos a construir em Santarém e que continuam a ver a cidade nostálgica do passado”.
Foi ainda destacado que pela primeira vez desde a entrada em vigor do Regime Financeiro das Autarquias Locais (2014), a autarquia cumpre com o limite da dívida total (valor este que tem obrigatoriamente que ser inferior 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores), apresentando uma margem de 834 mil euros.

Câmara de Santarém com resultado positivo de seis milhões de euros em 2018

Mais Notícias

    A carregar...