uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Município de Vila Franca de Xira reforça independência financeira
Alberto Mesquita diz ter alcançado o objectivo de dívida zero a fornecedores na última prestação de contas

Município de Vila Franca de Xira reforça independência financeira

Demonstrações financeiras mostram saldo positivo de 22 milhões de euros

O município de Vila Franca de Xira continua a ter um bom pulmão financeiro para suportar os imprevistos e voltou a mostrar, na sua última prestação de contas, um valor confortável de execução orçamental, com saldo positivo de 22 milhões de euros.
O relatório de gestão e demonstrações financeiras, incluindo a prestação de contas da câmara referente ao exercício de 2018, foi aprovado na última reunião do executivo por maioria, com a abstenção da CDU e do Bloco de Esquerda.
Os documentos evidenciaram uma melhoria em todos os resultados, incluindo operacionais, financeiros e extraordinários, sendo de destacar a taxa de execução orçamental de 80 por cento, que o presidente Alberto Mesquita (PS) considerou “ser obra”, dada a dificuldade que por vezes os municípios enfrentam neste quadro.
O saldo positivo de 22 milhões e 750 mil euros deixa o autarca satisfeito, tendo considerado ser resultado do crescimento e dinamismo económico do seu concelho, bem como da capacidade para atrair investimentos e fixar empresas. A taxa de desemprego no concelho é inferior a três por cento, valor abaixo dos sete por cento que traduzem a média nacional.
“Esta capacidade financeira, que se vai repercutir no saldo da conta de gerência, permitiu ao município assumir, sem reservas, a sua participação no financiamento do novo Passe Intermodal Metropolitano que representa um investimento anual de 1 milhão e 926 mil euros, uma das maiores reformas sociais desde o 25 de Abril”, destacou o autarca.
A dívida à banca está em dia e a margem de endividamento da câmara cresceu, permitindo-lhe pedir empréstimos até 17 milhões e 977 mil euros. O objectivo da dívida zero a fornecedores foi alcançado, assegura o autarca. O tempo médio de pagamento está agora nos quatro dias, menos quatro que no ano anterior.
A oposição continua a considerar que as contas apesar de positivas revelam ainda falta de ambição do actual executivo na resolução de problemas que tardam a ser resolvidos, como a construção de uma variante à EN10 em Alverca.

SMAS celebram 60 anos com prioridade aos clientes
Na comemoração dos seus 60 anos de existência os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira prometem dar prioridade aos clientes e aos trabalhadores. Aquele organismo apresentou uma taxa de execução da despesa de 93,80 por cento. O resultado líquido do exercício foi positivo em cerca de meio milhão de euros.

Município de Vila Franca de Xira reforça independência financeira

Mais Notícias

    A carregar...