uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O que está a acontecer na ribeira da Boa Água é um acto criminoso
Comissão Parlamentar e executivo da Câmara de Torres Novas visitaram imediações da Fabrióleo

O que está a acontecer na ribeira da Boa Água é um acto criminoso

Comissão Parlamentar de Ambiente visitou zonas ribeirinhas da região. Deputado Pedro Soares, da Comissão Parlamentar do Ambiente, referiu que estão a pensar solicitar um estudo sobre o impacto da poluição na saúde das populações das zonas mais afectadas.

A desadequação da legislação de combate à poluição face à realidade no terreno foi um dos temas discutidos durante a visita da Comissão Parlamentar de Ambiente da Assembleia da República a Torres Novas. A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), ao restante executivo municipal durante a sessão camarária que decorreu nesse mesmo dia 2 de Abril. Pedro Ferreira disse ainda que lhe foi assegurado pelos deputados que visitaram o concelho que o caso da ribeira da Boa Água vai ser um dos tópicos discutidos numa das próximas reuniões da Comissão Parlamentar.
O grupo visitou o Nicho de Riachos e a aldeia de Carreiro da Areia, tendo circulado pelas imediações da fábrica de óleos vegetais Fabrióleo. O presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares, disse ser óbvio que o que está a acontecer é um “acto criminoso de poluição de linhas de água que afecta toda a bacia hidrográfica do Tejo, assim como o ecossistema e a qualidade de vida das populações”.
O deputado acrescentou que se trata de um quadro muito negativo em termos ambientais em que vão tentar intervir, adiantando que estão a pensar solicitar ao Ministério da Saúde que realize um estudo sobre o impacto da poluição na saúde das populações desta região.

Autarca de Abrantes promete atenção ao Tejo
No dia anterior, a Comissão Parlamentar do Ambiente esteve em Abrantes. O presidente do município, Manuel Valamatos (PS), deu conta da visita na última reunião de câmara e alertou que as subidas e descidas repentinas dos caudais do Tejo têm fragilizado muito o ecossistema do maior rio português. “Sempre chamei a atenção para isto porque conheço bem o rio. Enquanto for autarca não largarei este assunto que é tão importante para a região”, reforçou o autarca, resumindo o encontro com a Comissão Parlamentar de Ambiente que esteve no Parque Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, no dia 1 de Abril.
Valamatos referiu ainda que o Tejo é fundamental para a região e que as análises que o município tem feito reflectem a melhoria na qualidade da água no último ano. “O Tejo esteve muito mal nos últimos dois, três anos mas houve uma melhoria na qualidade da água. Estamos em fase de recuperação e reconhecemos o esforço de uma comunidade que se envolveu neste problema e tem ajudado a resolvê-lo”, sublinhou.
A Comissão Parlamentar do Ambiente seguiu para Vila Franca de Xira e terminou a sua jornada no Montijo, onde debateu as questões ambientais ligadas ao novo aeroporto.

O que está a acontecer na ribeira da Boa Água é um acto criminoso

Mais Notícias

    A carregar...