uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa do Vinho do Cartaxo vai ser também a festa do pão
No ano passado a Festa do Vinho do Cartaxo teve o chocolate como tema associado

Festa do Vinho do Cartaxo vai ser também a festa do pão

Certame decorre de 30 de Abril a 5 de Maio no Pavilhão Municipal de Exposições

A tradicional Festa do Vinho do Cartaxo vai apresentar-se renovada, contando este ano com o pão como o novo convidado de honra. De 30 de Abril a 5 de Maio, os visitantes vão poder degustar os néctares do Tejo e também colocar as mãos na massa numa padaria verdadeira e totalmente equipada. Exposições, venda e provas de vinho e pão, cozinha ao vivo, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são algumas das propostas desta 31ª edição do certame que decorre no Pavilhão Municipal de Exposições.
A inauguração acontece na terça-feira, 30 de Abril, pelas 18h00, com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos. Antes, pelas 15h45, realiza-se o seminário “Da Vinha ao Vinho, Porque não com Pão”, que vai pôr à conversa os profissionais do sector. Após a inauguração, o certame é animado com a Tuna da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique. O espaço de showcooking é inaugurado às 21h00 com o tema “Chocolate… Pão e Vinho!” com os chefs José Pereirinha (chocolate), Vânia Modesto (cozinha) e Diogo Oliveira (bar) da Escola Profissional do Vale do Tejo. O concerto com os The Pilinha, pelas 22h00, encerra o primeiro dia do certame.
Na quarta-feira, 1 de Maio, o dia é dedicado ao campino. A partir das 10h30, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiro num desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo. No recinto da festa realiza-se, a partir das 15h30, o Festival de Folclore Infantil. Durante a tarde, destaque ainda para a corrida de toiros, pelas 16h00, que assinala o 145.º aniversário da Praça de Touros do Cartaxo e três provas comentadas de vinhos. Pelas 22h00, as tasquinhas recebem o concerto “Há Fados no Cartaxo”, com vários fadistas da terra.
Na quinta-feira, dia 2, pelas 15h30, decorre uma acção de sensibilização em segurança alimentar para empresários da restauração no Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar (CFPSA). Mais tarde, pelas 21h30, actua o Grupo de Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense. Na sexta-feira, dia 3, decorre uma prova comentada de vinhos, pelas 19h00, e, mais tarde, pelas 22h00, uma River Night Party com o DJ Vassalo.
O sábado, dia 4, começa com um ateliê de panificação Pão-Tradição-Formação (14h00), no CFPSA. O Dojo Amicale do Cartaxo vai animar a tarde de sábado. Pelas 16h00, há oficina do pão com a nutricionista Elisabete Duarte e, pela mesma hora, decorre uma sessão de showcooking sobre “Caralhotas em Harmonização com o Vinho de Almeirim”, realizado pelo município. Segue-se duas provas comentadas de vinho e, pelas 19h00, a sessão de showcooking “Azambuja Terra do Torricado”, proporcionado pela Câmara da Azambuja. A noite vai ser animada com o concerto dos One Vision – Tributo aos Queen (22h00).
No domingo, dia 5, a orquestra sobre rodas A Chiclateira actua a partir das 15h00. Segue-se, uma hora mais tarde, uma oficina de pão com a nutricionista Elisabete Duarte e, pelas 17h00, a actuação da Orquestra da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta. Durante a tarde, há ainda duas provas comentadas de vinhos e uma sessão fotográfica pelo 12º aniversário da Revista Dada.

Festa do Vinho do Cartaxo vai ser também a festa do pão

Mais Notícias

    A carregar...