uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tempos sombrios da Inquisição são o tema da Feira de Época de Torres Novas
Malabaristas de fogo marcaram presença na apresentação do tema da próxima Feira de Época

Tempos sombrios da Inquisição são o tema da Feira de Época de Torres Novas

Edição de 2019 vai recriar perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé

Torres Novas recua no tempo entre 29 de Maio e 2 de Junho com a décima edição da feira de época, este ano dedicada ao tema “Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”. O tema foi apresentado aos torrejanos na noite de sexta-feira, 5 de Abril, na Praça dos Claras, com uma encenação de época, onde não faltaram os malabaristas de fogo.
O cenário para a edição de 2019 será a época da Inquisição (década de 70 do século XVII) e os Tribunais do Santo Ofício, instituições que representavam o poder. A Inquisição levava a cabo perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé, a par de outras perseguições, condenações e proibições várias.
A intolerância e a vigilância dos comportamentos dos cristãos-novos e das suas famílias tinham nessa época um cariz violento, onde a denúncia e o medo marcavam os comportamentos do dia-a-dia. As mulheres eram controladas e muitas enviadas para conventos como forma de penitência. Os desvios à norma eram feitos em segredo. As confissões eram arrancadas aos pecadores pela tortura, física e psicológica, sempre em nome de Deus e da remissão dos pecados, com forte componente, quer cénica, quer pedagógica, tanto no castigo como na absolvição. Reinava em Portugal D. Pedro II, irmão de D. Afonso VI.
Estes tempos sombrios da história de Portugal vão ser recriados através de encenações históricas, actividades lúdicas e performances musicais e teatrais. As pulseiras livre-trânsito estarão em pré-venda de 3 a 19 de Maio e custam 4,5 euros para os cinco dias. Durante o evento o livre-trânsito tem o custo de 7 euros e a pulseira diária 5 euros. Há desconto de família nas pulseiras diárias. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.

Tempos sombrios da Inquisição são o tema da Feira de Época de Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...