uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Utentes de Ourém podem continuar a aceder ao Hospital de Leiria
Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém

Utentes de Ourém podem continuar a aceder ao Hospital de Leiria

Presidente do município reuniu com ministra da Saúde que mostrou sensibilidade para a situação. Ministério está a elaborar um estudo sobre o funcionamento do Centro Hospitalar de Leiria.

O presidente da Câmara de Ourém diz que os cuidados de saúde que são prestados aos utentes de Ourém no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão ser mantidos. Luís Albuquerque (PSD) reuniu na semana passada com a ministra da Saúde, Marta Temido, tendo sido discutido o acesso dos munícipes de Ourém ao vizinho Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Na origem desta reunião estão as notícias surgidas na sequência da demissão do presidente do conselho de administração do CHL, Hélder Roque, que apontava a sobrecarga de utentes oriundos de Ourém como um dos problemas actuais da unidade hospitalar.
Albuquerque referiu que a população do concelho de Ourém vai continuar a aceder ao Hospital de Leiria como tem acontecido até aqui. “Todos os portugueses podem optar pelo hospital onde pretendem ser tratados, de acordo com o despacho do antigo ministro da Saúde. Nesse contexto, os oureenses podem recorrer às urgências disponíveis em Tomar, Torres Novas ou Leiria, conforme entenderem. O mais importante é a manutenção do livre acesso dos munícipes do concelho de Ourém a qualquer hospital da região e do país”, sublinhou, em nota de imprensa.
O autarca informou também que a ministra da Saúde demonstrou “sensibilidade” para a situação e reconheceu que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) necessita de um reforço de meios. Ficou agendada uma reunião com a secretária de Estado da Saúde para analisar um estudo, que ainda está em elaboração, sobre o funcionamento do CHL e o impacto do acesso dos utentes de Ourém a essa unidade hospitalar.
A reunião contou ainda com a presença da presidente da Câmara de Tomar e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas, do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e dos deputados à Assembleia da República, Duarte Marques (PSD) e António Gameiro (PS).
Como O MIRANTE noticiou (ver edição 11 Abril 2019) o presidente da Câmara de Ourém não gostou de ouvir as declarações do anterior presidente do conselho de administração do CHL que se queixou que a sobrecarga de utentes com origem no concelho de Ourém não foi acompanhada pela necessária transferência de meios. Hélder Roque defendeu também que os pacientes de Ourém deviam ser encaminhados para o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Pedidos mais meios para o Centro de Saúde de Ourém

Luís Albuquerque aproveitou a reunião com a ministra da Saúde para discutir a situação do Centro de Saúde de Ourém. Na mesma nota de imprensa, o presidente do município referiu que Marta Temido mostrou “abertura” para num futuro próximo existir um reforço de meios que permita voltar a disponibilizar um serviço de urgências. “Deste modo, os utentes do concelho de Ourém poderiam fazer um primeiro rastreio no centro de saúde e diminuir a afluência aos hospitais da sua região”, disse. Ficou definida a marcação de uma reunião com o presidente da ARSLVT e com a directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, Sofia Theriaga, para discutir a proposta que passará pelo alargamento do horário da estrutura e a afectação de mais médicos”, lê-se na nota de imprensa.

Utentes de Ourém podem continuar a aceder ao Hospital de Leiria

Mais Notícias

    A carregar...