uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Utentes e autarcas reclamam mais médicos em Castanheira do Ribatejo
Utentes do centro de saúde da Castanheira e alguns autarcas estiveram presentes numa vigília de protesto a favor da colocação de mais médicos naquela unidade de saúde

Utentes e autarcas reclamam mais médicos em Castanheira do Ribatejo

Alguns partidos associaram-se a protesto de utentes. Quase duas mil pessoas daquela freguesia não têm médico de família. Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo diz que está prevista a colocação de mais um profissional, no início do Verão, que vai resolver o problema.

Uma dezena de utentes da unidade de saúde de Castanheira do Ribatejo, juntou-se em protesto na manhã de quinta-feira, 18 de Abril, contra a falta de médicos. A iniciativa promovida por um grupo de utentes, apoiada por autarcas da CDU e Bloco de Esquerda, visou alertar para o problema e lançar um abaixo-assinado que exige a contratação de mais médicos e profissionais de saúde que assegurem em pleno a prestação de cuidados naquela unidade.
“Para um universo de 8.100 utentes temos 1.733 sem médico de família, o que decorre da falta de pelo menos um médico que foi embora”, disse a O MIRANTE o presidente da Junta de Freguesia de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Luís Almeida (CDU), que esteve presente na vigília para “lutar para que haja mais um ou dois médicos de família”.
Pedro Gago, porta-voz e um dos organizadores do protesto, refere que pela falta de médicos e escasso número de consultas de recurso, as pessoas vão para o centro de saúde às 05h00 e 06h00 da manhã e mesmo assim muitas não conseguem arranjar consulta. “Mandam as pessoas daqui para Alverca - a cerca de 20 quilómetros -, mas há quem não tenha meios de transporte próprios e lhes custe deslocar, principalmente quem já têm uma certa idade”, acrescentou.
Mas há também queixas ao nível da marcação de consultas por telefone e da falta de transportes públicos para os cerca de 240 utentes residentes da extinta freguesia das Cachoeiras.
Maria José Vitorino, em representação dos deputados e vereador do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal e Câmara de Vila Franca de Xira diz que Castanheira do Ribatejo é uma das freguesias do concelho onde há mais carência de médicos e onde os transportes públicos são muito deficitários, sendo, por isso, necessário corrigir as falhas que ainda existem e melhorar o serviço. Para Nuno Libório (CDU), vereador na Câmara de Vila Franca de Xira, a situação prejudica e compromete a qualidade do serviço e a saúde das pessoas que pela proximidade recorrem ao Hospital Vila Franca de Xira, que não tem como função dar resposta a situações ao nível dos cuidados primários de saúde. O vereador lançou criticas à passividade do executivo municipal que não se fez representar na vigília.

Novo médico nos próximos meses
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo esclarece que está prevista a entrada de mais um médico de Medicina Geral e Familiar nessa unidade de saúde, no Verão, após conclusão do concurso nacional. De acordo com a directora executiva do ACES, Maria do Céu Canhão, com a entrada de mais um médico a situação fica resolvida, ressalvando que a Castanheira não tem número de utentes que permita a contratação de mais dois médicos.

Utentes e autarcas reclamam mais médicos em Castanheira do Ribatejo

Mais Notícias

    A carregar...