uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vem aí a maior feira de sempre de tertúlias em Vila Franca de Xira
Ermelinda Ferreira é comerciante há 42 anos no centro da cidade e está a dar o seu contributo para melhorar o ambiente

Vem aí a maior feira de sempre de tertúlias em Vila Franca de Xira

Programa diversificado inclui largadas de toiros, gastronomia e animação de 3 a 5 de Maio. Evento é organizado em parceria pela câmara municipal e pela Associação das Tertúlias Tauromáquicas.

Realiza-se entre os dias 3 e 5 de Maio a segunda edição da Feira das Tertúlias Tauromáquicas de Vila Franca de Xira, evento que promete ser o maior de sempre em torno destas agremiações e o programa tem um pouco para oferecer a todos os gostos.
A segunda edição vai ter muitas semelhanças com a edição do ano passado, a começar pelo local, que será novamente em torno da praça de toiros Palha Blanco. Em conferência de imprensa de apresentação do programa, na tarde de quarta-feira, 17 de Abril, a organização prometeu que alguns problemas identificados no ano passado vão ser resolvidos. Em particular na área da restauração, que volta a funcionar na tenda junto ao monumento ao forcado. “O ano passado tivemos alguns problemas porque ninguém imaginou a tremenda afluência que íamos ter e isso gerou alguns constrangimentos que este ano vamos resolver”, recorda Nelson Lima, presidente da Associação das Tertúlias Tauromáquicas.
As tertúlias vão expor o seu principal espólio nas arcadas da praça de toiros, onde em tempos funcionou o restaurante Redondel, mas a disposição dos espaços deve ser diferente este ano. A principal novidade assenta na feira de trocas de espólios, que se realiza dia 4 de Maio às 10h30. “Há tertúlias que por vezes têm coisas no seu espólio que gostariam de trocar por outros objectos e a ideia é permitir que o façam e assim enriqueçam o espólio que já têm”, destacam os organizadores.
Um concerto de três bandas filarmónicas com actuação de sevilhanas na praça de toiros (dia 3 às 21h30), um desfile das tertúlias (sábado às 10h00) e um colóquio sobre o contributo das tertúlias para o futuro da tauromaquia, sábado às 19h00 nas arcadas da praça de toiros, são alguns dos principais destaques do programa.

Duas largadas, uma novilhada e uma corrida
A segunda feira das tertúlias vai contar, além da tradicional corrida de touros no domingo às 17h00, com duas largadas de toiros: a primeira no sábado às 12h00 e a segunda domingo às 11h00, ambas no largo 5 de Outubro. Dia 4, às 16h00, há uma novilhada mista. A organização e a câmara municipal, que é parceira na iniciativa, explicam que não será possível alargar o espaço onde decorre a largada por causa da impossibilidade em desviar o trânsito.
Outra das novidades introduzidas este ano é a de um pacote especial de 30 euros que dará acesso a um almoço na tenda gastronómica e entrada para ver a corrida de domingo no sector 1 da praça.
“O nosso objectivo é que haja uma participação activa das pessoas do concelho e arredores para que venham descobrir os espólios das nossas tertúlias. Queremos preservar as nossas tradições ligadas à tauromaquia e levar mais longe o nome de Vila Franca de Xira”, explica a organização.
Foram convidadas tertúlias de outros pontos do país que devem também marcar presença. O programa inclui ainda prova dos vinhos produzidos na quinta municipal da Subserra pela câmara municipal, noite de fado e flamenco e visitas às tertúlias da cidade.

Vem aí a maior feira de sempre de tertúlias em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...