uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parque Natural das Serras De Aire e Candeeiros celebra 40 anos

Parque Natural das Serras De Aire e Candeeiros celebra 40 anos

As comemorações arrancaram sábado, 4 de Maio, no Centro de Negócios de Rio Maior e vão decorrer até Novembro em vários concelhos.

O Parque Natural das Serras De Aire e Candeeiros está a comemorar 40 anos de existência e a data vai ser assinalada até Novembro com várias actividades, nos diversos municípios que o parque abrange. O programa foi apresentado no sábado, 4 de Maio, no Centro de Negócios de Rio Maior, pela directora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria de Jesus Fernandes, durante o arranque das comemorações.
A responsável recordou ainda que estas comemorações coincidem com os 25 anos da descoberta das pegadas de dinossauros na Pedreira do Galinha, para onde foi recentemente aprovado um projecto de valorização daquele património. O projecto tem como principal objectivo promover o espaço para atrair mais visitas. Serão também colocados em prática alguns mecanismos de conservação do local.
O dia contou ainda com a presença de vários técnicos e investigadores do parque natural, com diversas palestras e ateliers. A próxima actividade comemorativa dos 40 anos do Parque Natural das Serras De Aire e Candeeiros será em Alcanena, com o Festival da Biodiversidade, que vai decorrer entre os dias 18 e 22 de Maio.
Porto de Mós é o município que se segue com a realização da conferência “Património Cultural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Memórias de uma Identidade que nos Une”, no dia 8 de Junho.
Em Alcobaça, no dia 28 de Junho, vai decorrer um conjunto de palestras sobre inovação tecnológica circular na utilização dos recursos geológicos e ainda um piquenique na serra, com degustação de produtos regionais de Alcobaça. A 4 de Julho, Ourém e Torres Novas recebem uma palestra proferida por Galopim de Carvalho, e será ainda apresentado o projecto de valorização do património geológico do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
As restantes acções vão decorrer em Santarém, a 4 de Outubro, com um congresso para crianças. E as comemorações encerram em Porto de Mós, a 15 de Novembro, com o seminário denominado “175 milhões de anos depois” e o lançamento do livro comemorativo.

Parque Natural das Serras De Aire e Candeeiros celebra 40 anos

Mais Notícias

    A carregar...