uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira despediu-se de Abril entregando medalhas a 45 personalidades
Daniel Branco e Maria da Luz Rosinha foram duas das personalidades a receber a medalha de honra do município

Vila Franca de Xira despediu-se de Abril entregando medalhas a 45 personalidades

Município distinguiu figuras da terra com passado ligado à causa cívica, empresarial e associativa. Novidade foi a presença do ex-presidente do município, o comunista Daniel Branco, que depois de receber a medalha não cumprimentou a sucessora, a socialista Maria da Luz Rosinha, que estava poucos metros à sua frente.

A construção de um concelho só se faz com a ajuda de todos e só com unidade se pode fazer a democracia crescer e consolidar-se. Esta foi a mensagem principal dos discursos dos premiados com a medalha de honra do município de Vila Franca de Xira, a mais alta distinção dada por aquela entidade.
No encerramento das comemorações dos 45 anos da revolução do 25 de Abril, Vila Franca de Xira distinguiu 45 personalidades na noite de 30 de Abril, algumas a título póstumo, que se distinguiram em áreas como o desporto, cultura, movimento associativo, poder local, desenvolvimento económico, cidadania e solidariedade.
O momento da noite foi o regresso do comunista Daniel Branco a um evento público no concelho que governou entre 1980 e 1997, até ter perdido as autárquicas para Maria da Luz Rosinha em 1997 e ter aberto caminho para uma liderança socialista que dura até hoje.
Daniel Branco, que é actualmente eleito na Assembleia Municipal de Oeiras, chegou atrasado à cerimónia e valeu-lhe o actual presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), que não quis começar a sessão sem o ex-autarca presente. Por isso, mais de duas centenas de pessoas tiveram de esperar 20 minutos adicionais pela chegada do convidado.
“Com a idade tudo nos acontece e isto é uma dessas coisas. Governei a câmara num período muito difícil, sem dinheiro mas com uma capacidade enormíssima de superar os desafios que nos apareciam. Não foi fácil e este projecto tem-se construído com muitas pessoas ao longo dos anos”, afirmou Daniel Branco, dizendo-se honrado pela distinção.
Quem também foi homenageada com a medalha de honra foi Maria da Luz Rosinha, sucessora de Branco na presidência da câmara. “Partilho esta distinção com todos os autarcas que me acompanharam, a união faz a força e essa união tem de ir além dos partidos, ninguém nasce presidente e governa sozinho. Felizmente nunca me senti sozinha e agradeço a todos a ajuda que me foi dada. Juntos mudámos a face do concelho”, afirmou.
O actual presidente do município, Alberto Mesquita, agradeceu o contributo das pessoas agraciadas com as medalhas municipais e lembrou que um concelho moderno faz-se com a ajuda de todos. “Todos são exemplo de dedicação a Vila Franca de Xira e é um orgulho ver tanta gente com este empenho de excelência”, evocou, lembrando o papel das associações do concelho enquanto espaços de liberdade e crescimento individual. “Tive a honra de trabalhar com o Daniel Branco e a Maria da Luz, a ambos obrigado pela vossa ambição de quererem alcançar mais e melhor para as nossas populações”, notou.

Gala encheu Euterpe Alhandrense
A gala de atribuição das medalhas de mérito municipal encheu o auditório da Euterpe Alhandrense. Além de Daniel Branco e Maria da Luz Rosinha, foram também distinguidos com medalha de honra Joaquim Soeiro Pereira Gomes, Odete Silva e João Quítalo (os três a título póstumo), Arquimedes da Silva Santos, João Gaspar, José Ernesto Cartaxo, José Pedro Soares, Luís Ramos, OGMA Indústria Aeronáutica e Vítor Carola.
Foram também entregues as medalhas de mérito municipal, começando pela dourada, a Carlos Braga, Carlos Coutinho, Companhia das Lezírias, Dias de Almeida, Fernando Moutinho, Maria João Ferreira e Sociedade Central de Cervejas. Receberam a medalha de mérito municipal, prateada, os Companheiros da Noite, Eduarda Nobre, Raul Sanches e Rui Rocha.
No que diz respeito à medalha de mérito cultural, dourada, receberam-na Albano Jerónimo, Ana Cristina Silva, Ana Maria Malta, António Antunes, Cegada Grupo de Teatro, Inestética Associação Cultural, Ricardo Castelo e Victor Mendes. A medalha de mérito cultural prateada foi entregue à Associação Alves Redol e à Orquestra de Vialonga, que também actuou na cerimónia. A medalha de mérito cultural bronze foi atribuída à União Desportiva e Columbófila Àdoslouquense.
Por último, receberam a medalha de valor desportivo, dourada, Augusto Hortas, Grupo Recreativo e Cultural do Bom Retiro, Pany Varela e Valter Neves. A medalha prateada foi para As Sentinelas clube de campismo de Vila Franca de Xira, Clube Académico de Desportos, Helena Costa e João Pereira. A terminar, a medalha de valor desportivo bronze foi entregue ao Grupo Desportivo Os Patuscos de Vialonga, Rute Cesário e à União Desportiva e Cultural do Forte da Casa.

À margem

- Daniel Branco voltou a Vila Franca de Xira debaixo de fortes aplausos dos eleitos da CDU presentes no auditório. Depois de um atraso que comprometeu o início da cerimónia, recebeu a medalha e discursou no palco, abandonando-o pouco depois. Cruzou-se com Maria da Luz Rosinha, que estava na primeira fila. Esperava-se um cumprimento entre ambos mas Branco optou por não lhe falar e seguir a direito, apesar de Rosinha ter olhado para ele com essa intenção.
- Um dos premiados da noite, Pany Varela, foi distinguido com a medalha de valor desportivo dourada mas, pela segunda vez consecutiva, tal como aconteceu com a gala de mérito desportivo, o jogador de futsal do Sporting CP não compareceu na homenagem.
- Carlos Coutinho, escritor e jornalista, não terá gostado do local onde a organização o sentou e fez questão de o dizer às funcionárias do município, tendo sido preciso o presidente da câmara ir resolver pessoalmente a situação.
- Os alunos do Conservatório Regional Silva Marques e a Orquestra de Vialonga surpreenderam os presentes com três actuações de elevado nível que mereceram os maiores aplausos da noite por parte do público presente.

Vila Franca de Xira despediu-se de Abril entregando medalhas a 45 personalidades

Mais Notícias

    A carregar...