uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Simulador de Pensões da Segurança Social Directa é uma autêntica inutilidade

O simulador de pensões da Segurança Social Directa que foi anunciado com grandes festejos o ano passado é mais uma inutilidade daquelas que custam milhares de euros mas que só teve resultado para quem ganhou o dinheiro, uma vez que, por desleixo da Segurança Social, dá resultados completamente deturpados.
Escrevo após ter feito a simulação da minha pensão de velhice e ter verificado que o montante dos meus salários de 2018, usados para o cálculo, está errado e o erro é de 8.528,49 euros (oito mil, quinhentos e vinte e oito euros e quarenta e nove cêntimos).
Esta situação deturpa enormemente o resultado final uma vez que os vencimentos do restante tempo que me falta para a reforma (três anos e alguns meses), é calculado através da aplicação àquele montante, de uma taxa de inflação de 0,50% e de uma taxa de crescimento também de 0,50%.
Não sei onde é que a Segurança Social foi inventar o valor total das minhas remunerações do ano passado para o conseguir colocar quase ao nível do que ganhei em 2015, nem porque o fez, dado que aquela entidade, noutra zona do site, denominada Remunerações Anuais Declaradas, apresenta o valor exacto das remunerações que auferi.
Andam para aí a derreter dinheiro em simplexes e outras tretas e depois é o que se vê. Há algum tempo, a senhora que esteve no governo e que era uma espécie de madame simplex, mas que agora é candidata ao Parlamento Europeu, dizia que gostaria de aplicar a mesma solução na União Europeia. Quando li, fiquei sem saber se havia de rir ou de chorar. Depois decidi ir votar para ajudar a salvar o que resta da União Europeia. É tão simplex como isso!!
Joaquim Pedro Nabais Mendes

Mais Notícias

    A carregar...