uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Associação de Coruche quer implementar cartão jovem da Lezíria do Tejo
AJDC pretende levar os jovens a fazer compras no comércio local

Associação de Coruche quer implementar cartão jovem da Lezíria do Tejo

Associação de Jovens Dinâmicos de Coruche concorre ao Orçamento Participativo Jovem de 2019 com esse projecto. Existem outros projectos oriundos desta região candidatados a financiamento estatal.

Um cartão jovem intermunicipal que dê descontos tanto em bilhetes de cinema, como em entradas nas piscinas municipais, em serviços, em espectáculos musicais ou no comércio local da região da Lezíria do Tejo foi o projecto que a Associação de Jovens Dinâmicos de Coruche (AJDC) candidatou ao Orçamento Participativo Jovem de 2019, que neste momento está em fase de análise técnica. Segue-se a fase de votação nacional, entre 22 de Julho e 4 de Agosto. A apresentação pública dos projectos vencedores decorre até 12 de Agosto, que coincide com o Dia Internacional da Juventude.
Miguel Carvalho, representante da AJDC, diz que a ideia estava guardada no baú há alguns anos, mas desta vez decidiram avançar depois da Câmara de Coruche mostrar disponibilidade para apoiar. O objectivo é criar um cartão semelhante ao conhecido Cartão Jovem, mas num âmbito mais regional, neste caso abrangendo os 11 municípios da Lezíria do Tejo.
Este cartão, explica Miguel Carvalho, vem não só beneficiar os jovens, mas também o próprio comércio local, que cada vez mais precisa de apoios para sobreviver. “Um jovem pode, por exemplo, utilizá-lo para pagar a mensalidade do ginásio que frequenta na sua terra e, no mesmo dia, usá-lo no concelho vizinho para comprar uma peça de roupa ou ir ao barbeiro. Todos ficamos a ganhar”, diz.
O cartão jovem intermunicipal da Lezíria do Tejo é destinado a utilizadores com idades entre os 12 e 29 anos residentes nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. “Podíamos ter escolhido abranger apenas o nosso concelho, mas consideramos que temos de promover toda a região e incentivar que os jovens não saiam da região”, afirma.
Ao todo, estão 10 projectos da região a concurso no Orçamento Participativo Jovem deste ano. De Santarém concorrem os projectos Associativismo na Escola, Ensino Superior: E agora?, Young Bus e Banco Distrital do Voluntariado. De Coruche está a concurso o Cartão Intermunicipal da Lezíria do Tejo. De Torres Novas e Vila Nova da Barquinha compete o projecto TurisBikes. De Alcanena concorre o projecto Plástico Zero. De Ferreira do Zêzere e Tomar vai a concurso o projecto GerarAndo. Também de Tomar, mas desta vez com o Entroncamento, concorre o projecto Vírus Lixo Zero. De Azambuja e freguesia de Valada (Cartaxo) compete o projecto Piscinas.
A terceira edição do Orçamento Participativo Jovem dispõe de um montante global de 500 mil euros para ser aplicado em propostas apresentadas por cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos.

Associação de Coruche quer implementar cartão jovem da Lezíria do Tejo

Mais Notícias

    A carregar...