uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Crematório de Almeirim já está em construção e ganha terreno a Santarém e Entroncamento
foto DR Obras do crematório de Almeirim já começaram junto à capela à entrada do cemitério

Crematório de Almeirim já está em construção e ganha terreno a Santarém e Entroncamento

Projectos de Santarém e Entroncamento são concessionados a privados enquanto o de Almeirim é totalmente público. Distrito não tem qualquer equipamento desse género mas dentro de pouco tempo vai passar a ter três.

O crematório de Almeirim é o primeiro a ser construído na região. As obras no cemitério da cidade começaram e ganham terreno em relação a Santarém e Entroncamento que também já aprovaram a construção, embora em moldes diferentes. O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, refere que se trata de “uma oferta que pretende dar resposta a uma cada vez maior procura destes serviços”.
Almeirim esteve sempre à frente neste processo. A ideia de construção do crematório é da Junta de Freguesia de Almeirim, que gere o cemitério, mas quem vai assumir e pagar a obra, orçada em cerca de 400 mil euros, é a câmara. A localização do crematório é na zona ajardinada, onde se situa a capela, à entrada do cemitério, do lado direito. Será feito um protocolo com a junta de freguesia para a exploração partilhada do equipamento.
Já Santarém e Entroncamento optaram por outras soluções, que passam pela concessão a privados que ficam com a responsabilidade de fazerem o projecto e a construção e depois a exploração. O modelo de Almeirim é totalmente público e conseguiu ultrapassar os outros dois projectos na região. Recorde-se que actualmente o crematório mais próximo é o de Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira.
Recorde-se que a Câmara do Entroncamento adjudicou a 16 de Julho do ano passado a concepção, construção e exploração do crematório na cidade à empresa Pleasantdedication, do concelho de Torres Novas. Santarém, que tinha visto no mandato anterior a oposição, com maioria na câmara, recusar a instalação de um crematório, conseguiu no final de Junho de 2018 que fosse aprovado pela assembleia municipal o concurso público internacional para a concepção, construção e concessão da exploração.

Crematório de Almeirim já está em construção e ganha terreno a Santarém e Entroncamento

Mais Notícias

    A carregar...