uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital Vila Franca de Xira vai apoiar jovens estudantes
Apresentação do concurso realizou-se no auditório Reynaldo dos Santos no HVFX

Hospital Vila Franca de Xira vai apoiar jovens estudantes

Unidade de saúde e Fundação Amélia de Mello anunciaram o lançamento do primeiro concurso de bolsas de estudo destinado a jovens residentes na área servida pelo hospital.

A Fundação Amélia de Mello, em colaboração com o Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital Vila Franca de Xira, vai atribuir este ano 10 bolsas de estudo, no valor de 1.500 euros, a jovens que frequentem o ensino superior e residam na área de influência dessa unidade de saúde.
Este concurso tem como objectivo ajudar os jovens que gostariam de enveredar por um curso superior, especialmente na área da saúde e que sem esta ajuda não conseguiriam, explica Maria da Luz Rosinha, presidente do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado.
A verba anual no valor de 1.500 euros, atribuída a cada jovem ao longo dos cinco anos de curso (licenciatura e mestrado integrado), vai “permitir não só suportar despesas com propinas, como também despesas de transporte, alimentação e outras complementares”, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que em 2020 vão ser abertas mais 10 candidaturas.
Podem candidatar-se os jovens com idade até 25 anos, residentes há mais de cinco anos nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Arruda dos Vinhos, Benavente e Vila Franca de Xira, que tenham ingressado no ensino superior com média igual ou superior a 16 valores. Têm preferência os alunos que frequentem um curso da área da saúde e não serão contemplados aqueles que já aufiram benefícios de outra bolsa de estudo. A fase de candidaturas decorre de 15 de Setembro a 31 de Outubro.
Esta primeira edição do concurso de bolsas de estudo vem substituir as bolsas de solidariedade que foram entregues, durante cinco anos, por estas duas entidades a associações dos cinco municípios. A alteração, explica Jorge Quintas, da Fundação Amélia de Mello, foi amplamente estudada pelas duas entidades tendo-se chegado à conclusão de que “na maior parte dos cinco municípios da área de intervenção deste hospital, as instituições tinham sido atendidas nas suas preocupações”, devendo agora reforçar-se a aposta na educação dos jovens.
A longo prazo, estima a directora de Recursos Humanos do hospital, Marta Tavares, esta medida pode ajudar a fixar jovens médicos e outros profissionais da área da saúde naquele hospital. “Só no ano de 2018 admitimos mais duas centenas de colaboradores e 70 no primeiro trimestre de 2019”, avançou, dando nota que 43 por cento dos colaboradores residem a mais de 30 quilómetros de Vila Franca de Xira.
Além de Vasco Luís de Mello e de Pedro Bastos, administrador executivo do hospital, a sessão de apresentação do primeiro concurso de bolsas de estudo, realizada a 10 de Maio contou com a presença de presidentes de câmara, presidentes de junta e directores dos agrupamentos de escola dos cinco municípios da área de influência do hospital.

Hospital Vila Franca de Xira vai apoiar jovens estudantes

Mais Notícias

    A carregar...