uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Maio em Azambuja com fados de Cuca Roseta a abrir
Tradição taurina volta a encher as ruas da vila de Azambuja

Feira de Maio em Azambuja com fados de Cuca Roseta a abrir

Programa decorre de 30 de Maio a 2 de Junho na vila ribatejana. A centenária Feira de Maio está de regresso a Azambuja, mais uma vez com aposta forte nas tradições ribatejanas, juntando actividades equestres e taurinas. Na vertente musical, vão estar em palco as cantoras Cuca Roseta e Aurea e a banda Kapittal. Este ano há ainda um espaço vocacionado para os mais pequenos.

O Campo da Feira vai ser um dos pólos de atracção da Feira de Maio, que decorre em Azambuja de 30 de Maio a 3 de Junho. É nesse recinto que vai ser instalada a Praça das Freguesias onde será dado a provar o melhor da gastronomia regional e onde vai estar também uma mostra de actividades económicas. A novidade deste ano é o Espaço Criança, com actividades vocacionadas para os mais pequenos.
Num conjunto de três concertos gratuitos, a fadista Cuca Roseta é a primeira a subir ao palco, na primeira noite do certame, num concerto ao ar livre no Páteo do Valverde. A banda Kapittal actua no Jardim Urbano Joaquim Ramos, na noite de 31 de Maio, e a cantora Aurea, na noite seguinte, junto à Escola Básica Boavida Canada.
A pensar nos amantes da festa brava, o programa das festas inclui cinco largadas de touros - uma por dia. A animação também se faz com as tertúlias tauromáquicas que ao longo da feira abrem as portas a todos os que queiram molhar a garganta ou petiscar.
Para a noite de sexta-feira, 31 de Maio, está reservado um dos momentos altos da festa, com o desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, seguido da emblemática largada nocturna. Após a recolha dos touros inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Nessa noite três bandas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.
Na manhã de domingo, 2 de Junho, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos vão ser o seu valor publicamente reconhecido na distinção a Fernando Ganhão. Na mesma cerimónia será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino Joaquim Isidro dos Santos.

Corrida de touros na tarde de domingo
À tarde, pelas 17h00 realiza-se a tradicional corrida de touros à portuguesa, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. O cartel deste ano conta com a presença dos cavaleiros Rui Salvador, João Moura, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, e os praticantes Nelson Limas e Manuel Oliveira. As pegas serão divididas entre os grupos de Forcados Amadores de Azambuja, do Aposento da Chamusca e do Cartaxo. Nesta corrida será homenageado, a título póstumo, o grande aficionado azambujense e criador de cavalos, Filipe de Oliveira. A Gala Equestre “Emoções Ibéricas”, na Praça do Município, com acesso gratuito, pelas 22h00, encerra o programa de domingo.
Na recta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 3 de Junho, é dedicada às crianças com o concerto “Galo Gordo – 10 anos de canções para a infância” de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, no Jardim Urbano Joaquim Ramos. À meia-noite, um espectáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2019.

Feira de Maio em Azambuja com fados de Cuca Roseta a abrir

Mais Notícias

    A carregar...