uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tradição ainda é o que era nas festas do Forte da Casa
Forte da Casa continua a oferecer muita animação e convívio aos seus visitantes e moradores

Tradição ainda é o que era nas festas do Forte da Casa

Programa é variado e tem actividades para todos os gostos. Entre 6 e 10 de Junho a vila do Forte da Casa recebe a sua tradicional festa anual com muita animação, concertos, noite da sardinha assada, festival de folclore, fado e largadas. Não há desculpa para ficar em casa.

O Forte da Casa pode ter perdido a sua independência enquanto freguesia com a fusão com a vizinha Póvoa de Santa Iria mas o programa das suas festas anuais continua a representar a melhor tradição local e o bem receber das suas gentes.
Este ano o cartaz volta a ter animação para todos os gostos e o mais difícil será ficar em casa. Estão programadas largadas, animação musical e concertos, noite da sardinha assada, festival de folclore, tasquinhas, feira de artesanato e noites de fado.
Entre os dias 6 e 10 de Junho o Forte da Casa está em festa, novamente promovida pela associação Momentos Diferentes. O arraial e o espaço artesanato abrem portas às 19h00 do dia 6 de Junho, seguindo-se a actuação do grupo tradicional Flor de Chá às 21h00 no palco tasquinhas e da banda tributo Hybrid Park às 22h30.
Sexta-feira, 7 de Junho, nota principal para um festival de folclore que acontece pelas 21h00, onde vão marcar presença o Rancho de Danças e Cantares das Mulheres Avieiras da Póvoa de Santa Iria, Rancho Folclórico Os Camponeses do Grupo Desportivo de Santa Eulália, Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural do Bom Sucesso e o Rancho Folclórico Os Alegres Bragadenses do Grupo Recreativo e Desportivo Bragadense.
Nesse mesmo dia, pelas 22h00, terá lugar a tradicional noite da sardinha assada, com a distribuição gratuita de pão, sardinhas e vinho pelo recinto da festa. Quem ficar pelo local pode assistir, pelas 23h30, a uma castiça noite de fados pela Escola de Fado União do Forte, no palco tasquinhas, com os fadistas João Sanches, Manuel Alves, José Miguel, Adriana Anjos e Fátima Mendes. Acompanham na guitarra portuguesa Rui Pedro e na viola de fado Jacinto Carminho. Já de madrugada os ritmos serão de dança com o DJ Fábio Machado.
Dia 8, sábado, a partir das 10h30 está marcado o tradicional desfile das colectividades e tasquinhas pelas ruas do Forte da Casa. Há baile nesse dia às 17h00 com Cândido Reis e um espectáculo de flamenco e sevilhanas dos Taconeando, seguido de um espectáculo às 22h00 com Sound Academy e, duas horas depois, dos Los Gaboneros no palco tasquinhas.

Bruna e Diana Lucas são as estrelas do cartaz
Bruna (domingo, dia 9, às 22h15) e Diana Lucas (segunda, 10 de Junho, às 22h00) são as duas principais estrelas musicais do cartaz. Para dia 9 de Junho está previsto também um baile com Bruno China às 17h00, seguido de dois momentos de dança: um primeiro da Dreamers Dance Crew e Dance Fitness por Regina Durães (pelas 21h00) e o espectáculo Dance Addicted, marcado para as 21h30. A banda Ímpar actua no palco tasquinhas pelas 23h30.
O último dia da festa começa pelas 15h00 com a abertura do arraial e prolonga-se até à noite, com uma marcha popular da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alverca (17h30) e a actuação do grupo de cavaquinhos da Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas do Forte da Casa às 17h40 no palco tasquinhas. Segue-se o grupo de música popular Folha Verde, no mesmo palco, uma hora depois. No dia 10 de Junho o programa tem ainda espaço para duas actuações de dança no palco tasquinhas: Alma com Dança (21h00) e Alma Flamenca da Comissão de Festas do Porto Alto (21h30).

Dois dias de largadas

A reter na agenda estão as datas e horas das duas largadas previstas pela organização para os mais afoitos: dia 7 (à 01h00) e 8 de Junho (18h00). No último dia da festa, 10 de Junho, fogo de artifício vai iluminar os céus para assinalar o encerramento dos festejos, pouco depois da meia-noite.

Tradição ainda é o que era nas festas do Forte da Casa

Mais Notícias

    A carregar...