uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tronqueiras renovadas e mais estacionamento na Azambuja
Tronqueiras renovadas e mais estacionamento na Azambuja

Tronqueiras renovadas e mais estacionamento na Azambuja

A elevada concentração de pessoas na vila de Azambuja durante a centenária Feira de Maio, que decorre até 3 de Junho, é sempre motivo de preocupação, pelos conflitos que se podem gerar entre populares e eventuais acidentes de natureza diversa.
Para responder de forma organizada e eficiente aos possíveis acidentes no decorrer das festividades, os Bombeiros Voluntários de Azambuja têm preparado um detalhado Plano de Prevenção Operacional, com enfoque nas largadas de toiros, dada a sua perigosidade e o elevado número de ocorrências que registam ano após ano. Consideradas iniciativas de “alto risco” neste plano preventivo, as largadas de toiros (uma por dia) vão contar com o apoio de oito ambulâncias de socorro, situadas estrategicamente ao largo da manga. O dispositivo assegura ainda a patrulha de uma equipa de operacionais apeada e uma equipa médica junto à Avenida do Valverde. Nos três concertos e outros eventos tauromáquicos, o dispositivo também assegura meios de socorro.

Segurança das tronqueiras reforçada
No decorrer das largadas de toiros da edição anterior da Feira foram colhidas 22 pessoas, duas perderam a vida e seis tronqueiras montadas e vistoriadas pela autarquia foram destruídas por toiros, colocando a população em perigo de vida. Este ano, assegura a O MIRANTE o vereador Silvino Lúcio (PS), investiu-se bastante na substituição das vigas em madeira e prumos colocados nas ruas, para maior protecção das pessoas e bens.
Recorde-se que em 2018, durante as largadas, um octogenário morreu colhido por um touro na zona do Rossio. A actuação dos bombeiros poderia ter sido mais célere, caso tivessem em sua posse a chave que abria a tronqueira de acesso ao local da colhida, ao invés de terem de esperar por um funcionário da autarquia. Para evitar que o episódio se repita este ano, a Câmara de Azambuja distribuiu chaves das várias tronqueiras à corporação de bombeiros local.

Mais 1.500 lugares de estacionamento
Este ano, dois parques de estacionamento, um a nascente e outro a poente da vila, com cerca de 1.500 lugares vão facilitar o estacionamento e mobilidade de meios de socorro. O reforço da segurança com estes dois espaços gratuitos para estacionamento é uma nova medida da Câmara de Azambuja que pretende diminuir o risco de acidentes na EN3, evitando que os automobilistas estacionem as viaturas nas bermas da estrada.

Tronqueiras renovadas e mais estacionamento na Azambuja

Mais Notícias

    A carregar...