uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa do Bodo anima Azinhaga de 6 a 9 de Junho
Festejos incluem um cortejo com recolha de pão

Festa do Bodo anima Azinhaga de 6 a 9 de Junho

Programa é marcado pelos cortejos simbólicos de recolha e distribuição de pão a par com muita animação taurina e musical.

A tradicional Festa do Bodo vai regressar à Azinhaga, concelho da Golegã. De 6 a 9 de Junho, as ruas da aldeia vão voltar a ficar floridas em honra do Espírito Santo para quatro dias de festa e tradição marcados pelos cortejos simbólicos de recolha e distribuição de pão a par com muita animação taurina e musical.
A sexta edição do certame, que decorre de quatro em quatro anos na localidade, arranca esta quinta-feira, 6 de Junho, com a largada de toiros à corda pelas ruas de Azinhaga. A recepção ao juiz da festa e a bênção pelo pároco da freguesia na Capela do Espírito Santo está marcada para as 10h00 de sexta-feira, dia 7. Da capela parte o cortejo para a recolha do pão na casa dos mordomos e meios mordomos. A partir das 17h00, decorre ainda um Festival da Pipoca.
No sábado de manhã, dia 8, o cortejo volta a sair à rua para recolher o pão com início na Casa do Bodo, pelas 09h00. No último dia do certame, dia 9, pelas 14h30, decorre a saída em procissão, acompanhada pelo cortejo de moças e saída da coroa da Casa do Juiz em direcção à Igreja Matriz, onde se vai realizar uma missa cantada. A bênção do bodo na Capela do Espírito Santo e partida em cortejo para a distribuição está marcada para as 15h45. O bodo será depois distribuído à população, a partir das 18h30, na Rua das Divisões.
Os dias serão animadas no palco Azistock, junto ao miradouro, pelas bandas The Peorth (dia 6, pelas 22h00), Time – Tributo aos Pink Floyd (dia 7, pelas 23h00), FH5 (dia 8, pelas 23h00), LoveMakers DJSet (dia 8, pelas 01h30), e o cantor Pedro Nazário (dia 9, pelas 21h30). David Antunes e The Midnight Band actuam na última noite do certame, a partir das 22h00.
O palco Tradições, montado no jardim da localidade, é destinado à música popular. Por lá, vão passar cantares de outrora com os Terra Velhinha (dia 7, pelas 22h00), o Rancho dos Campinos de Azinhaga (dia 8, pelas 21h00), o Fado Capital (dia 8, pelas 21h30) e as sevilhanas Las Rocieras (dia 9, pelas 18h00). As Concertinas de Ponte de Lima vão animar o jardim, a partir das 17h00, antes da distribuição do bodo à população.
Animação taurina também não vai faltar. Na sexta-feira, decorre um espectáculo de toiro à corda com início na Rua da Alagoa, pelas 17h00. No mesmo dia, pelas 01h00, há largada de toiros no Pátio do Arnado (Rua do Miradouro). No sábado, dia 8, há toiros à corda com início na Rua Cabo das Casas, pelas 15h00. Duas horas depois, há entrada de toiros e cabrestos na Rua Principal e, pelas 01h30, há largada de toiros.

Festa do Bodo anima Azinhaga de 6 a 9 de Junho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido