uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nersant aposta nas boas práticas de gestão para negócios sustentáveis
Análise de rentabilidade, modelização, orçamento e planeamento foram os temas em debate no workshop InovFin

Nersant aposta nas boas práticas de gestão para negócios sustentáveis

Santarém recebeu o primeiro workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin destinado a gestores de empresas da região. No próximo Verão realizam-se novas sessões em Torres Novas e Benavente.

A gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Esta é a conclusão do primeiro workshop Ribatejo InovFin realizado a 28 de Maio em Santarém.
O workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin, dinamizado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e com financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foi subordinado ao tema “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento”.
Neste encontro a Nersant deu a conhecer boas práticas de gestão financeira que promovem o crescimento sustentável dos negócios. Num contexto de maior competição e de menor disponibilidade de financiamento por parte da banca, é crítico que as empresas consigam explicar de forma simples a sua actividade, identificar a rentabilidade de cada área e articular os principais determinantes da mesma.
Foi este o tema apresentado pelo consultor Marco Alves que explicou à plateia que a gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Teoria que comprovou com a realização de um exercício prático com o envolvimento de todos os participantes, para melhor apreensão dos pressupostos em análise.
Na mesma linha de pensamento, interveio Virgílio Carvalho. Para o consultor “as empresas necessitam de se modelizar, ou seja, tentar fazer um modelo onde se preveja o que vai acontecer ao seu negócio. É necessário olhar para as empresas e fazê-las progredir”.
A plateia, composta por 40 empresas, mostrou-se bastante interessada neste modelo de gestão financeiro, já usado pelas grandes empresas europeias. Ao longo de toda a sessão, muitas foram as questões colocados por empresários de sectores de actividade distintos.
O programa Ribatejo InovFin visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das pequenas e médias empresas.
O workshop “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento” vai ser replicado em Torres Novas a 2 de Julho e Benavente a 5 de Setembro, sempre com inscrições gratuitas.

Nersant aposta nas boas práticas de gestão para negócios sustentáveis

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido