uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O elevador avariou e alguns eleitores não conseguiram chegar à mesa de voto

Recenseados em Azambuja com deficiência ou mobilidade reduzida confrontaram-se com a impossibilidade de chegar ao primeiro andar do Centro Social Paroquial de Azambuja, onde estavam as suas mesas de voto. A solução de recurso foi as urnas descerem até eles.

Vários eleitores com mobilidade reduzida, recenseados na freguesia de Azambuja, viram-se impedidos de aceder à sua mesa de voto para as eleições europeias, no dia 26 de Maio. A situação ocorreu no Centro Social Paroquial de Azambuja devido a uma avaria no elevador, o único acesso alternativo às escadas para o primeiro andar, onde estavam localizadas quatro mesas de voto.
João Coelho, do Movimento Cidadãos Mais Azambuja, denunciou o caso a
O MIRANTE dizendo que a situação causou constrangimentos a vários eleitores com mobilidade reduzida, sobretudo a idosos. “Os responsáveis pelas mesas tiveram de improvisar o voto e transportar as urnas até ao piso do rés-do-chão para que estas pessoas pudessem votar”, disse.
Contactado por O MIRANTE, o presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa (PS), referiu que só teve conhecimento da situação no dia do acto eleitoral e que, por esse motivo, não seria possível alterar o local de voto, uma vez que isso requeria autorização prévia da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo o autarca, o elevador estaria a funcionar nas devidas condições até àquele dia, situação que José Batalha, vice-presidente do Centro Social Paroquial de Azambuja, confirma ao nosso jornal: “Na sexta-feira (24 de Maio) esteve cá um técnico a fazer a manutenção ao equipamento para garantirmos o seu bom funcionamento”.
Depois de ter sido detectada a avaria, dirigentes do Centro Social chamaram um técnico da empresa que tinha feito a manutenção dois dias antes. Contudo, José Batalha, diz que não foi possível reparar o aparelho durante o período de voto.
A presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, Inês Louro (PS) fala num ambiente desorganizado, uma vez que as “pessoas em cadeira-de-rodas, muletas e com outros problemas de mobilidade tinham de esperar que o presidente da mesa encerrasse [momentaneamente] aquela sala e se dirigisse ao andar de baixo com a urna”. Numas eleições em que se adivinhava uma taxa de abstenção elevada - que se veio a verificar - Inês Louro lamenta que esta situação tenha contribuído para provocar “descontentamento na população”.
A freguesia de Azambuja tem um total de 6.783 eleitores, dos quais apenas 2.545 votaram nestas eleições, tendo-se registando uma taxa de abstenção de 62,40 por cento.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido