uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Seis juntas de freguesia de Abrantes vão ajudar a apagar fogos
Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede e Manuel Valamatos presidente do município, na apresentação das carrinhas e kits de combate a incêndios rurais

Seis juntas de freguesia de Abrantes vão ajudar a apagar fogos

Protocolo engloba sete carrinhas e tem apoio financeiro de 15 mil euros por cada kit de primeira intervenção.

Seis juntas de freguesia do concelho de Abrantes vão integrar o dispositivo municipal de combate a incêndios rurais colocando no terreno viaturas equipadas com kits de primeira intervenção e rádios de comunicação. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS).
“As carrinhas ligeiras das juntas de freguesia estão equipadas com kits de primeira intervenção e vão ter rádios SIRESP integrando pela primeira vez o Dispositivo Especial Contra Incêndios Rurais, no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, sendo uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez”, disse Valamatos após a cerimónia de assinatura do protocolo que define os objectivos e vincula as juntas de freguesia ao dispositivo municipal.
O contrato foi assinado com a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede (com duas viaturas), Rio de Moinhos, Aldeia do Mato e Souto, São Facundo e Vale das Mós, Bemposta e Mouriscas. O protocolo assinado engloba sete carrinhas e resulta num apoio financeiro de 15 mil euros por kit de primeira intervenção, composto por maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água, formação específica a dois operacionais por carrinha e fatos de protecção individual, num total de investimento de 105 mil euros. Uma verba que visa criar condições humanas e materiais para que possam exercer essa responsabilidade que, aliás, de forma voluntária já o vinham fazendo, referiu o autarca.
O vínculo vai vigorar entre 1 de Junho e 30 de Outubro, sendo que as carrinhas das freguesias, nos períodos de alerta laranja e vermelho, comprometem-se a estar pré-posicionadas em locais estratégicos, dentro do limite da freguesia e definidos previamente pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e no período compreendido entre as 11h00 e as 19h00.
O município de Abrantes está ainda a equipar as viaturas com rádios de comunicação, um investimento na ordem dos 12 mil euros. Com uma área de 714 quilómetros quadrados e uma vasta área florestal, este contrato permite criar condições para que as juntas de freguesia possam melhorar o desempenho em matéria de Protecção Civil e o ataque imediato a um fogo nascente, reforçou Manuel Valamatos.

Seis juntas de freguesia de Abrantes vão ajudar a apagar fogos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido