uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Do crescer ao envelhecer na Misericórdia de Santarém
Misericórdia de Santarém aposta no contacto entre gerações

Do crescer ao envelhecer na Misericórdia de Santarém

Misericórdia de Santarém aposta no contacto entre gerações

Existimos muitas vezes antes de nascermos, nos sonhos dos nossos pais, ganhamos forma conforme eles vão crescendo e desenvolvendo o sonho. Mas há um dia em que chegamos ao mundo real, ao dos ruídos, das luzes, dos toques, das vozes, dos colos e é aqui que começa uma nova etapa, falamos do bebé que se desenvolve que nos enreda no mundo dele e do qual fazemos parte.
Cresce, desafia-nos, testa-nos e aprende os limites na relação com cada um dos pais, dos avós e até dos irmãos (quando existem). Leva-nos com ele neste tempo de mudança, vamos chamando etapas do desenvolvimento, com mais ou menos descrição das características quer físicas, quer psicológicas.
Mas há um dia em que de repente, percebemos que já não temos, nem um bebé, nem uma criança para ajudar a crescer, temos sim alguém que nos devolve as questões que nos inquietam, alguém com opinião própria, alguém que tem muito de nós mas tem sobretudo muito de único, de si mesmos, com uma individualidade que nos deixa muitas vezes perplexos porque o tempo passou a correr e agora temos um adulto!
E o ciclo repete-se, contudo com algumas diferenças, já não se fala dos filhos que crescem, mas dos pais que estão a envelhecer, e afinal o que é isto? Deixaram de ter sonhos? Não, mantêm-nos, às vezes com vergonha dos exteriorizar.
Estão diferentes fisicamente mas por dentro continuam a sentirem-se iguais. Afinal envelhecer é um problema de invólucro, tanto mais difícil de resolver, quanto a capacidade de reagir aos desafios da vida, à capacidade de não temer os sentimentos e os desejos.
Envelhecer conforme desejamos na Misericórdia de Santarém é provocar a realização dos sonhos.
É ver crescer e desenvolver pessoas, mais novas e mais velhas e poder tocá-las e promover que se toquem que haja abraços, que as mãos se toquem, que sejamos capazes de ver sobretudo com o coração.
Na Misericórdia de Santarém mais do que nos encontrarmos, mais do que nos cruzarmos ao longo dos dias uns com os outros, reconhecemo-nos na nossa capacidade de olhar para além do que vemos, mas também do que sentimos.
É assim que queremos crescer, que afinal também é envelhecer.
MJC
Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Do crescer ao envelhecer na Misericórdia de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...