uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos fizeram gazeta no aniversário do Politécnico de Santarém
Na sessão foram entregues os “Prémios I&D – IP Santarém” a alguns professores e também prémios aos alunos com melhor média de entrada

Alunos fizeram gazeta no aniversário do Politécnico de Santarém

Sessão solene decorreu num auditório com muitas cadeiras vazias onde foi notada a ausência da comunidade estudantil. Mas não foram só os jovens que fizeram gazeta.

O reduzido envolvimento dos estudantes na vida académica do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) ficou bem patente na sessão comemorativa do 39º aniversário da instituição, onde o reduzido número de alunos presentes foi sublinhado pelo presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Santarém, Ivan Ferreira, que discursou em nome de todos os colegas.
Mas não foram só os alunos a faltarem à chamada, pois também o presidente do Conselho Geral do IPSantarém, Francisco Madelino, primou mais uma vez pela ausência numa cerimónia importante da instituição. E muitos professores também fizeram gazeta, o que motivou a que o auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém ficasse com mais de metade da lotação por preencher. Autarcas contaram-se pelos dedos de uma mão (estiveram os presidentes de Santarém, Rio Maior e Alpiarça) e deputados da região nem um para amostra.
“É o drama habitual, os alunos são sempre poucos”, desabafou Ivan Ferreira no seu discurso, referindo-se à quase ausência de colegas na sala. O dirigente estudantil deixou no entanto a promessa de que se está a trabalhar para que as coisas mudem, nomeadamente através da criação de uma nova associação académica que junte estudantes das várias escolas.
“Os estudantes estão motivados para que isto mude. Porque realmente nos últimos cinco anos a academia não tem funcionado muito bem na parte associativa dos alunos”, disse Ivan Ferreira que deixou também recados para os dirigentes e políticos que com ele partilharam a mesa. “O IPSsantarém tem que ser mais divulgado. Já se está a ver umas iniciativas bonitas mas é preciso mais, porque realmente temos que cativar mais alunos”, alertou.

Orçamento não chega para as despesas
O presidente do IPSantarém, José Mira Potes, repetiu queixas já ouvidas ao seu antecessor: o dinheiro transferido anualmente do Orçamento do Estado não chega para as despesas. Revelou que a instituição confronta-se com uma suborçamentação estrutural de cerca de 1,5 milhões de euros desde 2012 que ano após ano tem sido resolvida com reforços orçamentais indispensáveis.
José Potes, que foi eleito em Junho de 2018 para um mandato de quatro anos, diz pretender um IPSantarém renovado ao serviço da região. E garante que a abertura ao exterior já se começou a concretizar. Exemplo disso tem sido o processo de construção do plano estratégico para o actual mandato, que tem avançado a bom ritmo e que tem vindo a ser amplamente participado por todos os actores chave da instituição e muitas entidades da região. “Os trabalhos de recolha de informação já permitiram o envolvimento de mais de 150 individualidades”, disse o dirigente, reconhecendo que a atracção e fixação de estudantes deve ser assumida como estratégia para a região.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e a presidente da Câmara de Rio Maio, Isaura Morais, manifestam a sua disponibilidade e empenho para continuar a colaborar com vista ao crescimento e afirmação do IPSantarém.

Alunos fizeram gazeta no aniversário do Politécnico de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...