uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Padre de Abrantes condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa
Cónego José da Graça

Padre de Abrantes condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa

Tribunal de Santarém não teve dúvidas de que o cónego José da Graça cometeu os crimes de burla tributária, burla qualificada e falsificação de documentos. Ex-coordenador do Projecto Homem, Pedro Moreira, teve uma pena mais leve, e o Centro Social Interparoquial de Abrantes foi condenado a pagar 70 mil euros.

O Tribunal de Santarém condenou na quarta-feira, 12 de Junho, o padre José da Graça, que dirige o Centro Social Interparoquial de Abrantes (CSIA), a cinco anos de prisão, pena suspensa por igual período, por burla e falsificação de documentos.
Segundo a presidente do colectivo de juízas, o tribunal considerou provados todos os factos de que José da Graça, Pedro Moreira, ex-coordenador do Projecto Homem (comunidade terapêutica), e o CSIA vinham acusados, sublinhando que “não houve dúvidas” de que foram cometidos os crimes de burla tributária, burla qualificada e falsificação de documentos.
A juíza afirmou que os factos confessados por Pedro Moreira, autor da denúncia que deu origem ao processo, foram corroborados tanto pelos inspectores da Segurança Social, do Ministério da Saúde e da Polícia Judiciária como pelos utentes que depuseram dando conta de que não frequentaram o Projecto Homem nas datas em que os seus nomes surgiam nos documentos para pagamento das comparticipações do Estado. Alguns não estiveram sequer nos apartamentos de inserção, nomeadamente por estarem detidos nos períodos indicados.
Pedro Moreira foi condenado a uma de pena dois anos e 10 meses de prisão, suspensa por igual período, e o CSIA ao pagamento de 70.000 euros. O tribunal lembrou que esta instituição beneficiou de cerca de 199 mil euros de comparticipações pagas indevidamente, tendo devolvido ao Instituto de Segurança Social cerca de 133 mil euros.

Padre de Abrantes condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa

Mais Notícias

    A carregar...