uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Primeira startup de Ourém tem capacidade para 30 empresas
Inauguração do espaço decorreu no feriado municipal, 20 de Junho, e contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Primeira startup de Ourém tem capacidade para 30 empresas

Incubadora de empresas foi criada pela Nersant em parceria com a Câmara de Ourém. Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, esteve presente na inauguração.

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém inaugurou a primeira startup do concelho de Ourém que tem capacidade para albergar 30 empresas e já conta com quatro empresas instaladas. A inauguração decorreu na manhã de quinta-feira, 20 de Junho, feriado municipal, tendo a Nersant alargado a sua rede de ninhos de empresas.
“Há mais de 20 anos que apoiamos a criação de empresas e o empreendedorismo. Apesar de ser um conceito que está na moda, praticamo-lo há muito tempo. Fazemo-lo nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, até ao apoio à criação efectiva de empresas. Actualmente, temos sete colaboradores inteiramente dedicados ao apoio ao empreendedorismo”, explicou a presidente da direcção da Nersant, Salomé Rafael, na sessão de abertura. A dirigente sublinhou que as startups apoiadas pela Nersant têm uma taxa de mortalidade de 11% ao fim de dois anos, enquanto que a média nacional se situa nos 48%.
A inauguração do edifício contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, ex-presidente da Câmara de Abrantes, que realçou a importância do poder local e do trabalho em rede, congratulando a Nersant e a Câmara de Ourém por serem um exemplo desse dinamismo.
Maria do Céu Albuquerque destacou a importância da criação de infra-estruturas para fixar jovens e quadros qualificados na região e deu como exemplo de empreendedorismo um jovem empresário do concelho de Ourém que começou a trabalhar sozinho e criou uma empresa com sede em Lisboa que já expandiu negócios para Madrid.
A startup foi criada em parceria com a Câmara de Ourém, tendo o protocolo sido assinado há um ano. O presidente do município, Luís Albuquerque, considera que este é um passo importante sobretudo para os jovens do concelho que queiram dar os primeiros passos no mundo empresarial e que não têm possibilidade de ter um espaço para a sua empresa.
Hélder Miguel, presidente do núcleo da Nersant de Ourém, estrutura que passa agora a estar instalada na startup, mostrou-se visivelmente emocionado com a criação do ninho de empresas no seu concelho. Garantiu que a direcção do núcleo tudo vai fazer para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas no concelho e para dinamizar o espaço.
A startup situa-se no edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na Praceta Professor António de Oliveira, no centro da cidade, e foi alvo de obras de adaptação que ficaram a cargo do município. O núcleo da Nersant de Ourém passa a funcionar no edifício da startup.

Primeira startup de Ourém tem capacidade para 30 empresas

Mais Notícias

    A carregar...