uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lares ilegais em Benavente têm ordem para fechar mas continuam a funcionar
Lares funcionam em situação ilegal há pelo menos cinco anos

Lares ilegais em Benavente têm ordem para fechar mas continuam a funcionar

Ordem de encerramento administrativo da Segurança Social foi ignorada e os dois estabelecimentos continuam a acolher idosos. Proprietária nega maus tratos.


Dois lares ilegais que funcionam em duas vivendas junto à Estrada Nacional 118, na entrada sul de Benavente, têm ordem de encerramento da Segurança Social desde Abril de 2019 mas continuam a acolher idosos. As habitações não cumprem com as obrigações legalmente exigidas e continua a haver denúncias de maus tratos.
O MIRANTE noticiou o assunto em Julho do ano passado a partir de informações prestadas por familiares de utentes e de uma ex-funcionária. Nas imagens a que o nosso jornal teve acesso verificava-se que algumas das camas não tinham estrado, mas tijolos, papelões e cobertores em sua substituição. De acordo com a antiga funcionária, as condições de higiene eram precárias e o número de funcionárias insuficiente. “Continua tudo na mesma, os idosos vivem em condições precárias, sem os mínimos cuidados de higiene”, refere fonte próxima de um utente que garante que o número de idosos a viver nestas condições ultrapassa as duas dezenas.
Caso entregue ao Ministério Público
Em resposta a O MIRANTE, o Instituto da Segurança Social refere que se encontra “esgotada a [sua] intervenção, enquanto autoridade administrativa competente na matéria, uma vez que a situação em causa configura crime de desobediência, por incumprimento das deliberações deste instituto que determinaram o encerramento dos estabelecimentos”. A mesma entidade informa ainda que se encontra a decorrer no Ministério Público (MP) um processo de inquérito à proprietária das duas habitações.
A proprietária dos lares, que opta por não se identificar, confirma a O MIRANTE que foi notificada pelo MP no passado dia 27 de Fevereiro, continuando a negar que exista falta de cuidados aos idosos. “Continuo a tratar bem deles como sempre tratei”, refere, acrescentado que dá actualmente resposta a 13 idosos.

Lares ilegais em Benavente têm ordem para fechar mas continuam a funcionar

Mais Notícias

    A carregar...