uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Semáforos para acabar com atropelamentos no Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria
foto DR Uma pessoa morreu atropelada no Forte da Casa mas quem ali vive diz que todos os dias acontecem sustos

Semáforos para acabar com atropelamentos no Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria

Atravessamento de passadeiras ao longo da Nacional 10 entre Alverca e a Póvoa de Santa Iria vai ser regulado por semáforos. Quem vive na zona diz que os sustos são diários.

Dois atropelamentos nas últimas duas semanas na requalificada Estrada Nacional 10 entre o Forte da Casa e a Póvoa de Santa Iria provocaram um morto e um ferido ligeiro e deixaram a comunidade alarmada. A maioria das passadeiras que não tinha qualquer segurança passou a estar equipada com semáforos, no âmbito do projecto de requalificação e reconversão da EN10 em avenida urbana, mas a instalação daqueles equipamentos ainda não está concluída.
Por esse motivo muitos condutores ao verem os semáforos desligados optam por não parar nas passadeiras, em desrespeito pelo Código da Estrada, facto que tem provocado sustos diariamente e alguns acidentes com peões.
Um deles, a 29 de Junho, teve um desfecho trágico, com a morte de um homem de 47 anos que atravessava a passadeira junto a uma das rotundas de acesso ao Forte da Casa. O impacto de uma carrinha que não parou na passadeira foi de tal forma brutal que o óbito acabou por ser declarado no local. A junta de freguesia já veio lamentar o acidente e pedir maior civismo aos condutores.
Maria Rosa vive em frente ao local do acidente. Diz que todos os dias vê “sustos e travagens bruscas” nas passadeiras da zona. “Há anos que atravesso com o credo na boca. Espero que os semáforos comecem rapidamente a trabalhar porque fazem muita falta”, conta a O MIRANTE.
Na última semana outra mulher foi atingida por um automóvel, desta vez junto às bombas de gasolina na Póvoa de Santa Iria enquanto estava na passadeira. O impacto foi ligeiro e os bombeiros não tiveram de ser chamados. Mas foi mais um susto a juntar a todos os outros que quem ali vive diz acontecerem diariamente.

É preciso respeitar os peões
A Câmara de Vila Franca de Xira explica que todas as travessias pedonais e cicláveis naquela via vão ser reguladas por semáforos para aumentar a segurança. Mas nota que a sua entrada em funcionamento está a ser feita por fases, aguardando-se a certificação de uma entidade externa para que entrem em funcionamento. O município espera que a ligação aconteça em breve e apela aos condutores para que, até que isso aconteça, sejam cuidadosos e respeitem o Código da Estrada.
Ideia semelhante defende o presidente da junta de freguesia, Jorge Ribeiro, que diz a O MIRANTE que os condutores devem ter civismo e respeitar os peões. “No Forte da Casa aquela passadeira não tinha semáforos e agora vai passar a ter. A estrada tem agora melhores condições que no passado mas todos devemos ter civismo e saber cuidar uns dos outros”, apela.

Semáforos para acabar com atropelamentos no Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido