uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vão acabar as borlas no estacionamento em Vila Franca de Xira 
Parquímetros de Vila Franca de Xira vão voltar a entrar em funcionamento depois de mais de um ano desactivados

Vão acabar as borlas no estacionamento em Vila Franca de Xira 

Autarcas e comerciantes dizem que reactivar os pagamentos é a única forma de manter a rotatividade dos lugares. Moradores criticam. Reactivação dos parquímetros acontece depois da aprovação em assembleia municipal.

A partir de 28 de Maio estacionar no centro de Vila Franca de Xira, em lugares regulados por parquímetros, volta a ser pago. A proposta foi apresentada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), e aprovada com os votos contra da CDU. A reactivação do pagamento entrará em vigor a partir do terceiro dia útil seguinte à aprovação em assembleia municipal, que deverá acontecer a 25 de Maio, já depois do fecho desta edição.


O estacionamento tarifado, recorde-se, foi suspenso em Março de 2020 aquando da primeira vaga da pandemia como forma de auxiliar os moradores a lidar com os impactos económicos. Vila Franca de Xira segue desta forma os exemplos de outros municípios que já retomaram a cobrança do estacionamento, sobretudo depois de terminado o Estado de Emergência, como aconteceu em Lisboa.


O município justifica a retoma do pagamento com a evolução favorável da pandemia mas sobretudo “os constrangimentos e as dificuldades que a isenção de taxas de estacionamento de automóveis está a gerar para o comércio local e tradicional de proximidade, atendendo à falta de rotatividade existente no estacionamento”, lê-se na proposta. “Esta decisão não é contra ninguém, é a favor da generalidade das situações, até porque as receitas que a câmara obtém do estacionamento são absolutamente residuais”, notou.
Arlete Cunha, comerciante na Rua Almeida Garrett, mesmo perto da Nacional 10 que atravessa a cidade, elogia a medida e diz que tem perdido clientes por falta de estacionamento. “As pessoas dizem-me que não têm onde parar o carro. Antes, mesmo a pagar, compensava porque paravam, vinham cá e iam embora. Assim não tem dado”, afirma a O MIRANTE.


Já a CDU, pela voz do vereador Nuno Libório, está contra a medida, notando que a primeira medida tomada pela câmara no reactivar da vida normal seja retomar o pagamento do estacionamento. “O que o comércio da cidade precisa não passa por retomar o pagamento do estacionamento mas sim de acções de dinamização do espaço público como animação de rua”, elencou.


O autarca da CDU voltou a propor que seja analisada a possibilidade de transformar os antigos terrenos da empresa Vassalo, junto ao bairro dos avieiros, num grande parque de estacionamento gratuito para servir a cidade. “Isto é mais uma demonstração que a actual gestão trabalha sem um projecto para a cidade”, vincou.

Vão acabar as borlas no estacionamento em Vila Franca de Xira 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido