Sociedade | 02-12-2004 10:06
Vila Franca terá novo acesso à Auto-Estrada 1
Vila Franca de Xira vai ter um segundo nó de entrada na Auto-Estrada do Norte (A1) a sul da cidade para servir quem viaja no sentido Norte-Sul em direcção a Lisboa. O acesso-a construir junto do nó de entrada que serve quem vai para Norte, próximo da Escola da Armada- servirá essencialmente as populações do Bom Retiro e Santa Sofia que actualmente têm de atravessar a cidade para entrar na A1 a Norte da cidade. Um percurso de três quilómetros que por vezes demora mais de meia hora.A obra orçada em 1,5 milhões de euros foi assumida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que em nome da celeridade do processo prescindiu dos 20 por cento (300 mil euros) que a administração central estaria em condições de garantir. “Esperámos quatro anos pelo nó de Alverca e não queremos esperar tanto em Vila Franca”, disse.A bancada da CDU aplaude a boa vontade da câmara para resolver problemas da população que a administração central não tem tido capacidade de ultrapassar, mas alerta para o risco que a autarquia está a correr. “É um precedente que pode colocar a câmara numa situação complicada. Deve ser ponderado”, afirmou o vereador José Neves.Rui Rei (PSD) disse que a câmara deve avançar “rapidamente e em força” e solicitou que a iniciativa da câmara deve estender-se a outras zonas do concelho, apontado como exemplo a Póvoa de Santa Iria onde milhares de pessoas “enfrentam caminhos apertados” para sair da cidade e conseguir chegar à auto-estrada. O autarca lembrou a urgência de criar um novo nó de acesso (nó do Sobralinho). Na resposta Maria da Luz Rosinha disse que segundo o Ministério das Obras Públicas o estudo de um novo nó só deverá avançar depois da entrada em pleno funcionamento da A10 e de um estudo do tráfego da nova via.
Mais Notícias
A carregar...

Os alunos da Escola Básica João Fernandes Pratas, em Samora Correia, já começaram a treinar a locução para as emissões da nova rádio escolar, que funciona dentro de uma caravana instalada no recinto escolar. O projecto foi apresentado na sexta-feira, 15 de Fevereiro, pela directora do Agrupamento de Escolas de Samora Correia e contou com a presença da vereadora Catarina Vale, que tem o pelouro da educação. As turmas de oitavo ano vão liderar o clube onde serão desenvolvidos os conteúdos para as emissões que se vão ouvir pelos corredores da escola.
Foto Revista | 21-02-2019
Edição Semanal
Noticias Mais Vistas
1
Hospital de Santarém sai do coma com novo tratamento de dinâmica
2
Estudante da escola de saúde em Santarém atropelada na passadeira
3
Alunos de Benavente deixam de poder sair da escola sem acompanhamento
4
A enorme desfaçatez do presidente da Câmara da Chamusca
5
Rita Coelho & Manuel Coelho - Mediadores de Seguros já abriu em Santarém
Cavaleiro Andante

A nova estrela do Montepio.
A ex-vereadora da Câmara de Santarém e ex-deputada do PS Idália Serrão foi capa da revista trimestral da Associação Mutualista Montepio, onde é agora administradora depois de ter deixado a Assembleia da República, e na entrevista de duas páginas conta alguns episódios da sua passagem pela Junta de Freguesia de Almoster, onde foi presidente no mandato 1997-2001. Conta Idália que chegou a desentupir manilhas e a comprar sacos de cimento para dar mais conforto à casa de um freguês. O Cavaleiro Andante gostou de conhecer esses retalhos picarescos da vida de um autarca e só tem pena que Idália não tenha contado também como é que, sendo uma figura secundária da lista socialista nessas eleições de 1997, conseguiu chegar a presidente da Junta de Almoster. Até para a malta mais nova saber como se faz. Teria sido a cereja no topo do bolo...
Guarda Rios

Quem não arrisca...
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), informou na última reunião do executivo que as negociações para a compra do terreno do Campo da Hortinha em Alhandra falharam porque o valor pedido pelos proprietários rondava os 600 mil euros. É certo que o valor é alto mas o autarca tem que colocar sempre a possibilidade de ali ser encontrada... uma mina de diamantes.